• Pandemia aquece mercado de jardinagem na Serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/07/2021 09:02

    A pandemia, o advento do home office e a internet de qualidade levaram, como se sabe, muita gente a realizar o sonho de se mudar de vez da capital para a região Serrana, em busca de espaço, paz e um clima mais frio. Com isso, não apenas o mercado imobiliário, de construção e de alimentação ficaram aquecidos mas também o de paisagismo e manutenção de jardins.

    Jean Oliveira, 27 anos, dono do Jardim Imperial, em Itaipava, conta que os contratos para serviços de manutenção mais que dobraram desde 2020 e os de paisagismo praticamente triplicaram. “Foram 40 projetos grandes desde meados de 2020. Em 2019, antes da pandemia, executamos não mais de 15”, compara.

    Leia também: Campanha estimula adoção de animais especiais e idosos neste sábado

    Um desses projetos foi o novo jardim da casa da família do consultor financeiro Celso de Oliveira Sant’Anna, 57 anos, em Araras, que trocou o apartamento no Humaitá, no Rio, por uma casa num terreno de cinco mil metros quadrados na Serra. 

    Ele fez uma transformação total no terreno, com direito a lago e ponte inspirada nas pinturas do pintor francês Claude Monet. Investiu cerca de R$ 100 mil no projeto e ficou feliz com o resultado. “É um sonho realizado”, diz Celso, que vive com a mulher Regina e a filha Alice, de um ano, na nova casa.

    Nos fins de semana, ele costuma receber a visita da pequena Isabela, de 6 anos, que vive no Rio com a mãe; da filha Carolina, do genro e do neto de um ano. “Não troco nunca mais o campo pela cidade”, promete.

    Leia também: Mesmo com programação online, Bauernfest atrai turistas para a cidade

    Formado pelo prestigiado Centro Paisagístico Gustaaf Winters, em Holambra, SP, Jean Oliveira da alguma dicas de como manter jardim bonito no inverno. Confira as dicas do Jardim Imperial: 

    Poda

    O Inverno é a época do ano ideal para podas da maior parte das plantas, sobretudo roseiras, e também de árvores, com raras exceções (como as macieiras). Fazendo a poda nessa época do ano, as árvores e plantas ficarão prontas para a estação seguinte, a Primavera, gerando futos e flores maiores e de melhor qialidade.  Jean explica que o Inverno é o melhor período porque o frio deixa as plantas num estado de “dormência”, como se hibernassem. Assim, ela sofre menos com os cortes do que nas outras estações.

    Rega

    Na Serra, o Inverno é marcado pelo tempo seco e frio, com pouca chuva, de modo que é preciso ficar atento para que o gramado e as plantas não fiquem secas. No entanto, não se pode exagerar na rega. Assim como nós bebemos menos água no inverno, o mesmo acontece com o mundo vegetal. Não são necessárias tantas regas porque, com as temperaturas mais baixas e sol mais fraco, a água demora mais tempo para evaporar. Se regar demais, vai encharcar e as raízes podem apodrecer. Em média, uma planta que normalmente é regada três vezes por semana no Verão pode ser regada uma vez só no Inverno. Ideal é fazer regar do jardim pela manhã, Assim a água tem o dia inteiro para evaporar e ser absorvida pelas raízes.

    Adubação

    O período ideal para adubar as plantas é pouco antes do início do inverno, já que os nutrientes darão energia extra para elas passarem por essa fase de  hibernação. Ideal fazer permanentemente adubações, preferencialmente a cada três meses, reforçando a terra com elementos como nitrogênio, fósforo e potássio, para manter sempre plantas e árvores, sobretudo as frutíferas, bem alimentadas. Peça ajuda profissional para avaliar o tipo de adubo recomendado para a sua planta.

    Últimas