• Palmeiras reencontra ‘carrasco’ Eduardo Baptista buscando embalar no Brasileirão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/05/2022 06:00
    Por Marcos Antomil / Estadão

    Claudicante neste início de Campeonato Brasileiro, o Palmeiras quer aproveitar a boa vitória sobre o Red Bull Bragantino, na rodada anterior, para subir na tabela de classificação. Neste sábado, o time palestrino terá pela frente, às 19h, o Juventude, em Caxias do Sul, e reencontra seu ex-técnico Eduardo Baptista, que guarda retrospecto favorável em confrontos com o clube paulista.

    Eduardo Baptista assumiu o comando do Palmeiras em 2017, substituindo o então campeão brasileiro Cuca. A missão era difícil e a sombra do ex-comandante atrapalhava a continuidade do trabalho. Na Libertadores daquele ano, liderou jogos épicos, com viradas e gols nos minutos finais, como diante de Jorge Wilstermann e Peñarol. No jogo com os uruguaios, em Montevidéu, uma briga generalizada ao fim do jogo e o desabafo do treinador geraram páginas de recordação na memória do palmeirense.

    Porém, a má campanha no Paulistão – com eliminação nas semifinais para a Ponte Preta – e uma derrota na altitude de Cochabamba pelo torneio continental colocaram um ponto final no curto período de Eduardo Baptista no Palestra Itália. Logo voltaria Cuca para um time de grandes estrelas e contratações de peso, como Miguel Ángel Borja. O Palmeiras terminou 2017 sem títulos e sem técnico e precisou fazer mudanças para voltar a brilhar no ano seguinte.

    Desde que deixou o Palmeiras, Eduardo Baptista enfrentou o ex-clube três vezes, vencendo apenas uma, pelo Mirassol, no Paulistão de 2021. No entanto, seu histórico o deixa com fama de carrasco quando duela com os palmeirenses. Em 10 jogos, saiu vencedor de cinco e perdeu apenas três, contando com dois empates. Agora no Juventude, o técnico pode atrapalhar a missão do Palmeiras e tirar o time de Caxias do Sul da zona de rebaixamento.

    “É um novo teste. O Palmeiras é um dos times mais fortes da América do Sul, a equipe mais completa e organizada. O torcedor não vai ver um Juventude acuado. Vamos guerrear, com coragem para buscar o resultado. O Palmeiras tem alguns momentos muito perigosos. O primeiro é a bola parada. Os últimos foram resolvidos assim. A segunda questão é sem a bola. É um time que sabe ser reativo e sair com jogadores muito rápidos, como o Dudu e o Rony”, afirmou Eduardo Baptista.

    Após poupar no jogo com o Emelec, na última quarta-feira, pela Copa Libertadores, o técnico Abel Ferreira deve optar por levar o time completo ao estádio Alfredo Jaconi. O principal desfalque é Gustavo Gómez, o zagueiro paraguaio levou o terceiro cartão amarelo e não poderá jogar, após uma sequência impressionante de 16 jogos consecutivos como titular. Sem ele, a comissão técnica portuguesa deve escalar o chileno Benjamín Kuscevic, ao lado de Murilo.

    Outra estatística que estará em jogo neste sábado é referente ao período de invencibilidade do Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira. Já são 11 jogos sem perder. A última derrota foi na estreia do Brasileirão, diante do Ceará. O clube pode igualar o recorde alcançado no início da temporada, de 12 partidas sem perder, que foi interrompido com o vice do Mundial de Clubes. Para manter o bom rendimento, o técnico lusitano se preocupa com a efetividade do time nas finalizações.

    “Nós temos de ter criatividade na nossa forma de jogo coletivo, com criação de jogadas e gols. Temos várias formas de fazer: individual, bola parada, transições e ataque posicional. Eu quero é ganhar os jogos, seja da forma que for”, declarou Abel Ferreira após a vitória magra sobre o Emelec no meio de semana.

    Últimas