• Palmeiras ainda celebra tri da Libertadores e joga com reservas em Cuiabá

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/11/2021 08:30
    Por Ricardo Magatti / Estadão

    De ressaca e ainda em estado de êxtase após ser tricampeão continental, o Palmeiras vai ao Mato Grosso enfrentar o Cuiabá com reservas, nesta terça, às 22 horas, na Arena Pantanal. O time alviverde faz seus últimos compromissos no Brasileirão despreocupado pois já está garantido na próxima edição da Libertadores e apenas cumpre tabela no torneio nacional.

    Abel Ferreira levou um banho de isotônico de alguns jovens atletas no início da entrevista coletiva após o título da Libertadores no Centenário. Como represália, disse, em tom de brincadeira: “Vocês vão para o jogo contra o Cuiabá”. A frase deixa claro que o treinador, até para descansar os jogadores dos últimos dias exaustivos, usará suplentes contra o Cuiabá. O próprio treinador não estará no banco de reservas e deixará o comando com o auxiliar João Martins.

    No Brasileirão, o Palmeiras é o terceiro colocado, com 59 pontos após 35 jogos. Não tem mais chance de título, que deve ficar com o Atlético-MG. Por isso, joga suas últimas partidas para cumprir tabela e já pensa em 2022, sobretudo no Mundial de Clubes. O torneio organizado pela Fifa será disputado nos Emirados Árabes Unidos no início de fevereiro.

    O Palmeiras joga na Arena Pantanal com uma escalação formada inteiramente por reservas. O cenário permite que jovens recém-promovidos ao elenco principal, como o lateral-direito Garcia, o lateral-esquerdo Vanderlan, o zagueiro Michel, os meio-campistas Fabinho, Pedro Bicalho, e os atacantes Gabriel Silva e Giovani, ganhem uma chance de mostrar serviço.

    A lista de Abel Ferreira tem jogadores que sequer estrearam pela equipe principal, a exemplo do goleiro Mateus, do zagueiro Lucas Freitas, e dos atacantes Kevin e Vitor Hugo.

    Outros atletas que receberam poucas oportunidades ao longo da temporada também podem ser utilizados, caso de Matheus Fernandes. Além de Fernandes, Vinícius Silvestre, Kuscevic, Renan, Victor Luis, Gabriel Menino, Gabriel Veron e Wesley foram os jogadores do time principal relacionados para a partida. Deste grupo, apenas Veron e Wesley jogaram parte da final em Montevidéu.

    Com a expectativa de casa cheia – mais de 17 mil ingressos foram vendidos antecipadamente -, o Cuiabá trata o duelo contra o Palmeiras como uma decisão. O duelo pode valer a permanência do clube na Série A logo em sua primeira participação.

    Com 43 pontos, a direção do Cuiabá acredita que pode se livrar de qualquer ameaça de queda se atingir os 46 pontos. Mas terá pela frente o campeão da Libertadores, o Palmeiras, com muitos reservas. Para o técnico Jorginho, nada muda. “Os jogadores do Palmeiras são de qualidade e lá eles montam dois times com facilidade. Não teremos facilidade, mas temos que acreditar em nosso potencial”, resumiu.

    Jorginho não poderá contar com o volante Auremir, lesionado. Com isso, o treinador apostará em um meio de campo formado por Camilo, Pepê e Rafael Gava. A grande novidade fica pelo retorno do meia Clayson, suspenso no empate sem gols diante do Bahia. Ele retoma sua posição entre os titulares.

    A comissão técnica teve tempo para trabalhar o elenco especialmente para esta partida. Devido ao calendário do futebol brasileiro, partidas precisaram ser adiadas. Com isso, o Cuiabá ficou nove dias sem entrar em campo.

    Últimas