Palestras e oficinas fazem parte da Semana da Criatividade e Inovação em Petrópolis
Teve início nesta quinta-feira (18), a Semana Municipal da Criatividade e Inovação. A abertura das atividades aconteceu no Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana, e contou com as palestras de Jim Friedman, professor e doutor em Comunicação, Anderson Leal, responsável pela organização do evento, e Luciane Bonamigo, psicóloga.
No discurso de abertura, Anderson Leal destacou a realização das atividades pelo segundo ano consecutivo na cidade. Ele ressaltou ainda que Petrópolis é a única cidade no país participando das atividades em homenagem ao Dia da Criatividade e Inovação, comemorado no dia 21 de abril.
“Para o mundo ser impulsionado, precisamos de boas ideias. Ideias criativas. São necessárias ferramentas para que essa habilidade possa ser desenvolvida ao longo da vida”, disse.
Dentre todas as mentes que irão trocar experiências durante o evento, está Shirley Vilhena, poetisa, diretora da Academia Brasileira de Poesia (ABP) e colunista da Tribuna, que irá realizar uma palestra na ACEP, nesta sexta-feira (19), às 12h, sobre “A arte da escrita que cura”.
“Esse diálogo é importante porque a escrita serve naturalmente como nosso meio de comunicação e, além disso ela funciona como catarse uma forma de exteriorizar e organizar os sentimentos e as emoções”, comenta Shirley.
Nesta sexta-feira, serão realizadas 11 palestras no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis, no Centro, a partir das 9h. Já no sábado (20), as atividades acontecem na Escola de Música Santa Cecília, também no Centro, no mesmo horário. O encerramento será no domingo (21) na Escola Oficina Criativa, com uma programação voltada especialmente para crianças e famílias.
Mais detalhes da programação estão no site do evento.