• Palestras do IV Encontro Científico de Ortopedia e Traumatologia vão abordar o tema ‘Tratamentos para dor’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • O evento é gratuito e será promovido pelo Hospital SMH

    25/10/2022 11:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O IV Encontro Científico de Ortopedia e Traumatologia, que será realizado no dia 26 de outubro, pelo Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis, vai reunir especialistas das mais diversas áreas da saúde. Os profissionais vão se aprofundar no tema “Conceitos atuais no tratamento da dor crônica e a importância de uma abordagem multidisciplinar”.

    As palestras são uma oportunidade para que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos e acadêmicos estejam mais preparados para o diagnóstico, tratamento e recuperação de trauma ou pós-operatório no que se refere à dor.

    Dentre as abordagens propostas está a diferenciação entre dor aguda e dor crônica. O anestesiologista especialista em dor pelo Instituto Albert Einstein, Marcus Malaquias, explica que “uma coisa é um alerta para o corpo, a outra é uma doença crônica de difícil controle”, e que o diagnóstico correto é essencial para a adoção da terapia correta em cada caso.

    Ele está entre os palestrantes que irão apresentar resultados obtidos em terapias adotadas no Hospital SMH. O especialista destaca que a dor crônica faz parte da rotina de profissionais de diversas áreas da saúde, com especial incidência nos atendimentos feitos por ortopedistas. “O número de pacientes que tem dor crônica é muito grande, portanto, saber lidar com a questão garante melhores resultados nas abordagens”, explica.

    O ortopedista Fábio Segall, especialista em cirurgia da coluna vertebral, vai apresentar técnicas modernas, minimamente invasivas, de intervenção cirúrgica para controle da dor. Os participantes poderão se aprofundar em temas, como lombalgias mecânicas, dores miofasciais e dor pós-operatória.

    “O envolvimento de toda a equipe multidisciplinar que atua na recuperação do paciente é fundamental dentro do processo. Por isso, a participação, não só de médicos, mas também de profissionais de enfermagem, fisioterapia e outros, será importante e enriquecedora para o encontro”, pontua Fábio Segall.

    A técnica da “rizotomia dos nervos geniculares”, desenvolvida pelo especialista em cirurgia de joelho e doutor em ciências do aparelho locomotor, Douglas Pavão, é um dos temas mais aguardados. A metodologia foi desenvolvida em conjunto com outros especialistas dentro do centro cirúrgico do Hospital SMH, e teve o artigo sobre o caso publicado na revista americana “Arthroscopy Tecniques”.

    O evento gratuito será no auditório do Instituto do Coração de Petrópolis, o Incope, no complexo do Hospital SMH, no dia 26 de outubro às 19h. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do e-mail bianca.souza@hospitalsmh.com.br.

    Últimas