Palestra alerta para alergias em cães

  • 12/12/2016 12:00

    O dermatologista veterinário Tiago Abrahão realizará a palestra “Alergia em cães: Mais comum do que se imagina” no próximo sábado (17), às 11h, na Praça da Liberdade, em Petrópolis. A palestra é uma das atrações do Natal Animal, evento em favor dos animais abandonados da cidade. 

     A convivência com o meio ambiente nem sempre é harmoniosa para os caninos. São muitos os fatores que podem desencadear alergias nestes peludos. Parasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos, por exemplo, frequentemente provocam dermatites alérgicas. Outros problemas muito comuns são as alergias alimentares e aquelas provocadas por substâncias chamadas de aeroalérgenos, como pólen, ácaros, fungos, gramíneas, etc. 

     “A falta de informação e principalmente a ausência do diagnóstico correto podem acarretar efeitos colaterais do uso inadequado de medicações, gerando outros problemas de saúde por vezes até mais graves, resistências medicamentosas, lesões dermatológicas extensas e um restabelecimento cutâneo mais vagaroso”, explica Tiago. 

     Segundo o profissional, que vai tirar dúvidas do público presente, o principal intuito do esclarecimento quanto às doenças alérgicas é oferecer aos animais acometidos um tratamento adequado e, consequentemente, qualidade de vida para ambos: tutor e animal. 

    De acordo com o médico veterinário, iniciativas para auxiliar a população animal de rua devem ser baseadas em três alicerces. Conscientização de toda a população quanto à gravidade da questão, passando por fatores prioritários como zoonoses e acidentes de trânsito; campanhas de esterilização dos animais que vivem nas ruas e orientação de todos sobre o bem-estar animal e todas as suas nuances, intimamente relacionadas à evolução humana.

    O Natal Animal, que será realizado de 10h às 16h, contará com grupos de proteção da cidade que farão feira de adoção e venda de presentes de Natal, a fim de ajudar a quitar dívidas geradas por meio do trabalho de auxílio aos animais abandonados. Na programação, ao longo do dia, haverá a presença do DJ Marco Rock animando o local, dicas de comportamento animal com Marcelo Assad, às 14h,  palestra da Comissão dos Animais da OAB Petrópolis com a advogada Priscila Braga, às 15h, abordando o tema “Maus-tratos aos animais domésticos “, arrecadação de ração,  brindes, sorteio ao fim de cada palestra para quem acertar perguntas referentes aos temas, dentre outras atrações. 


    Últimas