• Palestra “60 anos do golpe e os lugares de memória no Brasil” ocorre nesta terça no Centro Alceu Amoroso Lima

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Evento, com entrada gratuita, faz parte do projeto 2024: Valores da democracia hoje e contará com a presença da historiadora e pesquisadora Samantha Quadrat

    02/jul 12:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade (CAALL) será palco da terceira palestra que abordará os 60 anos do golpe militar no Brasil, com o projeto “2024: Valores da democracia hoje”. O evento, com entrada gratuita, ocorre nesta terça-feira (02), às 18h30, e contará com a presença da historiadora Samantha Quadrat, que vai falar sobre os lugares de memória do país, entre eles a Casa da Morte de Petrópolis, que funcionou como Centro clandestino de tortura durante o período da ditadura militar. 

    Graduada em História pela UFF, mestre em História Social pela UFRJ e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente, Samantha é professora associada de História da América Contemporânea na UFF. Sua pesquisa é centrada na História Latino-Americana, com foco em ditaduras recentes, memória, violência política, direitos humanos, lugares de memória, consciência e juventudes. Samantha também integra o Grupo Pró-Memorial Casa da Morte.

    Para Maria Helena Arrochelas, diretora do CAALL, receber um debate sobre o valor de uma democracia dentro de um espaço onde residiu Alceu Amoroso Lima, uma das vozes mais contundentes em favor da democracia e dos Direitos Humanos na época da ditadura, é uma força muito grande para luta por um mundo melhor.

    “Todos nós sabemos que estamos vivendo uma conjuntura política em que a população brasileira se sente ameaçada em suas conquistas relacionadas aos direitos trabalhistas, sociais e ambientais. Assistimos a alguns segmentos da sociedade defendendo o retorno a regimes ditatoriais, pregando a intolerância religiosa e racial, fomentando discriminações e desigualdades de gênero, atingindo valores democráticos tão caros e inegociáveis numa sociedade plural”, acrescenta.

    Sobre o Projeto

    O Projeto 2024: Valores da Democracia Hoje tem como objetivo promover debates, palestras, exposições e projeção de filmes, que tenham como tema os valores éticos, as liberdades democráticas, a defesa dos direitos da pessoa humana e de todas as pessoas, sem exceção, o direito ambiental e a difusão da visão universalista do ser humano. 

    A iniciativa do projeto é da sociedade civil de Petrópolis e instituições, como Associação de Amigos do Dr. Alceu/AADA, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, Casa Stefan Zweig, Grupo Pró Memorial Casa da Morte/GPMCM, Instituto Municipal de Cultura/IMC/PMP, Livraria NOBEL, Museu Imperial, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/UNIFASE, Universidade Cândido Mendes/UCAM, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e Universidade Federal Fluminense/UFF.

    Serviço:

    Palestra “2024: Valores da Democracia Hoje”

    Data: 2 de julho de 2024

    Hora: 18h30

    Local: Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade

    Endereço: Rua Mosela, nº 289, Petrópolis-RJ

    Contato: centroamorosolima@yahoo.com.br | (24) 2242-6433

    Últimas