• Palácio Rio Negro receberá obras emergenciais neste primeiro semestre

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/01/2022 08:15
    Por Jussara Madeira

    O Ministério do Turismo publicou no Diário Oficial da União, do último dia 18 de janeiro, a assinatura do contrato com a empresa que fará as obras de recuperação emergenciais do Palácio Rio Negro, um dos principais monumentos históricos de Petrópolis. O contrato, que tem vigência até julho, será no valor de R$ 445 mil. 

    A empresa contratada pelo Museu da República, que administra o Palácio Rio Negro, é a Acqua Total Projetos de Engenharia, que ficará responsável pela execução das intervenções emergenciais e pelo serviço geotécnico. A contratação é em razão de uma Ação Civil Pública movida por meio do Ministério Público Federal e que tramitou na 1ª Vara Federal de Petrópolis. 

    A ação civil teve início em 2005 para que o complexo do Palácio, que inclui seus anexos, fosse restaurado. Ao longo dos últimos anos, várias pequenas intervenções emergenciais foram feitas no espaço, que agora deverá receber intervenções estruturais, para acessibilidade e minucioso trabalho de restauro. 

    Além disso, em 2020, o Museu da República abriu a consulta pública “O Museu Que Queremos” para que os visitantes apontassem quais as atrações que gostariam que o espaço venha a oferecer após sua reabertura ao público. O projeto estava sendo coordenado pela empresa Technische Engenharia, responsável pela elaboração do projeto de restauração do Palácio. 

    Entramos em contato com o Museu da República questionando detalhes da execução e data de início, mas até a publicação não obtivemos resposta. 

    Últimas