• Palácio de Cristal recebe tradicional Exposição de Flores e Cerâmica neste fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A partir desta sexta-feira (19), os admiradores das artes em cerâmica e espécies florais terão a oportunidade de acompanhar mais uma edição da Exposição de Flores e Cerâmica, no Palácio de Cristal. A quarta edição do evento será realizada até o domingo (21), das 9h às 17h, com entrada gratuita.

    Fotos: Divulgação

    O evento visa reafirmar uma tradição histórica de Petrópolis, uma vez que o Palácio de Cristal, um dos grandes cartões-postais da cidade, foi projetado para expor flores e exaltar a diversidade agrícola da cidade.

    Por dentro dessa história

    Encomendado pelo Conde d’Eu como um presente à sociedade hortícola petropolitana, o Palácio de Cristal possui uma história significativa. Sua pedra fundamental foi lançada em 2 de fevereiro de 1879, na Praça da Confluência, que leva esse nome devido à junção dos rios Piabanha e Quitandinha. O engenheiro Eduardo Bonjean acompanhou de perto a montagem do Palácio, que foi inaugurado cinco anos depois.

    Sua arquitetura é um retrato vivo de seu tempo, o século XIX. A estrutura pré-fabricada em ferro e vidro, com laterais retangulares e frente e fundos em hemiciclo, além do extenso uso da iluminação natural, marcaram uma nova era para os arquitetos.

    O objetivo inicial era servir como pavilhão para exposições de flores e produtos agrícolas, substituindo um pavilhão anterior que hospedava eventos semelhantes desde 1875. A primeira exposição de horticultura do país foi realizada no espaço com a participação da Princesa Isabel e do Conde d’Eu, que buscavam destacar o potencial da produção agrícola em Petrópolis.

    Fotografia à esquerda mostra o interior do Palácio de Cristal por ocasião da IV Exposição Hortícola de Petrópolis, quando foi inaugurado o pavilhão, em 1884. À direita, orquídea premiada pelo júri da Exposição no mesmo ano.
    Foto: Museu Imperial/Ibram/MTur – Medalha de prata da Exposição de Horticultura.

    Desde então, as exposições foram realizadas anualmente até 1886, reunindo figuras ilustres e celebrando a riqueza natural do solo da região com direito até a medalhas comemorativas em reconhecimento à qualidade dos produtos exibidos.

    Atualmente, a Exposição de Flores e Cerâmica, realizada no Palácio de Cristal, é um dos grandes atrativos da cidade. 

    Leia também: Duetto’s inaugura nova unidade na Casa da Princesa Isabel, no Centro Histórico de Petrópolis

    Últimas