• Palácio de Cristal é reaberto ao público com cerimônia nesta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2022 15:40
    Por Helen Salgado

    Nesta sexta-feira (22) aconteceu a cerimônia de entrega do trabalho de restauração do Palácio de Cristal. Após mais de dois anos e meio fechado, hoje o atrativo turístico foi reaberto em um evento que contou com a participação de autoridades. O espaço terá duas inaugurações, a primeira que reabre o monumento ao público para a Bauernfest, que acontece no próximo mês, e uma segunda inauguração com a presença do Ministério do Turismo, em setembro. 

    Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Rubens Bomtempo, o vice-prefeito, Paulo Mustrangi, a secretaria de Turismo Silvia Guedon, o presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes, a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu, os representantes do Estado e do Iphan, além de diversos vereadores.

    Embora esteja devidamente reinaugurado, o Palácio de Cristal estará aberto para visitação somente nesta sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), de 9h às 17h. A partir de segunda-feira (25), o local estará fechado para a montagem das barracas da Bauernfest, que será realizada em data atípica, entre 12 e 28 de agosto.

    Saiba mais: Inauguração oficial do Palácio de Cristal acontece em setembro, diz Ministério do Turismo

    Segundo a Secretária de Turismo, Silvia Guedon, o Palácio de Cristal é um dos principais atrativos turísticos da cidade que vem somar à Catedral São Pedro de Alcântara que foi recentemente reinaugurada. “O índice da ocupação hoteleira neste último final de semana, no qual o primeiro distrito superou do segundo ao quinto distrito, só mostra que o Palácio de Cristal vai, com certeza, consolidar ainda mais o forte turismo que nós temos agora na alta estação”, diz Silvia.

    A Presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu, disse em seu discurso que o Palácio é um espaço fundamental para todas as ações culturais e turísticas. “É um grande prazer, depois de toda essa obra, a gente poder estar reinaugurando o Palácio de Cristal e devolver o Palácio à população, aos visitantes e a todo mundo que tem esse carinho, esse amor pela nossa cidade”, afirma.

    O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Hingo Hammes, citou Luiz Fernando Gomes que, no ano passado, assumiu a obra do Palácio e resolveu a questão arqueológica. O vereador ainda agradeceu ao atual prefeito, Rubens Bomtempo, que deu agilidade ao processo da obra. “Foram muitas mãos, do senhor [prefeito], até o pessoal da Comdep, da obra. Todo mundo que trabalhou aqui, agradeço a todos por todo o empenho”, diz Hammes.

    O prefeito Rubens Bomtempo, falou da importância de ter o Palácio de Cristal de volta e ressaltou o trabalho do gerente de obras, Aldir Cony, que coordenou o projeto. “Restabelecemos o diálogo, fizemos aqui uma reunião histórica e nessa reunião nós queríamos tentar entender porque a obra não andava, o que estava emperrando e a gente percebeu que faltava uma coordenação, uma gerência, restabelecer uma governança, um novo diálogo e aí a gente chamou o Iphan para estar dialogando e a Caixa Econômica que faz parte desse projeto”, conclui o prefeito.

    Obras de restauração

    Quem visita o Palácio de Cristal encontra mudanças na parte externa e interna. Nos quase 600 metros de passeio entre os canteiros do atrativo turístico foi feito o piso fulget, que é drenante e antiderrapante. Além disso, foi feita a restauração do pórtico de entrada, a recuperação das muretas e gradis ao redor de todo o terreno e as instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas. Também foi feita a impermeabilização e pintura dos chafarizes, a drenagem e a recomposição do jardim. Os sanitários, no subsolo, também passaram por reformas e, agora, possui um elevador para deficientes, além de uma rampa de acessibilidade.

    Já no interior do Palácio, foram feitas pinturas dos tijolos de cerâmica na base da edificação, da estrutura de ferro, esquadrias e cobertura. O polimento e aplicação de resina no piso, recuperação das fechaduras, cremonas, dobradiças, esquadrias e gradis. Os vidros e parte do forro do Palácio foram substituídos, este último recebeu proteção imunizante e pintura extensiva aos frisos em madeira do prédio. 

    Últimas