• Palácio de Cristal ainda sem data para reabrir

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/03/2023 03:20

    Depois de dois anos fechado para reforma, uma intervenção que demorou muito mais que o tempo previsto – e que custou muito mais também – o Palácio de Cristal foi reaberto em julho do ano passado e ficou à disposição do público até depois da Bauernfest, em agosto. Porém, durante a festa foram observados problemas no piso externo e o Palácio fechou novamente para consertar o que tinha acabado de ser feito. Depois, ele foi reaberto para a programação de Natal, em novembro.  Mas no final de dezembro fechou de novo, desta vez porque chovia mais dentro do que fora do Palácio, problemas no telhado. E, desde então, segue fechado. A prefeitura, na última vez, anunciou que a estrutura seria reaberta no aniversário de 180 anos que foi na quinta. E nada.  

    “Em breve”

    Aos turistas a prefeitura tem dito que o Palácio reabre ‘em breve’, mas sem uma previsão mais exata. Da calçada, os visitantes apreciam de longe a estrutura que é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. E nós, moradores, ficamos encafifados sobre essa reabertura ‘em breve’ porque não se avista nenhum movimento de obra no local.

    Oxford

    O renomado médico Luís Eduardo Santos Fontes, ex-aluno, pesquisador e professor titular da Faculdade de Medicina de Petrópolis que atua há 24 anos na instituição de ensino, é o novo membro associado sênior do Centro de Medicina Baseada em Evidências, da Universidade de Oxford. Em Petrópolis, Luis Eduardo é muito querido na área acadêmica, sendo responsável pela disciplina de Urgência e Emergência na FMP  e coordenador do Núcleo de Saúde Baseada em Evidências da faculdade em parceria com o Instituto Cochrane do Brasil.

    O médico Luís Eduardo Fontes é o novo membro associado sênior do Centro de Medicina Baseada em Evidências, da Universidade de Oxford.

    Velocidade

    Lembra do “limitador de velocidade” que a CPTrans colocou na Washington Luiz, pouco antes das chuvas do ano passado? Poderia voltar, né?? Apesar de não ser um radar e não multar, intimidava os apressadinhos e diminuía os possíveis acidentes na região. Ali já foram inúmeros os acidentes por excesso de velocidade e com o as falto novinho agora os carros estão passando ali na madrugada na velocidade da luz. O limitador  do Bingen segue lá e os carros diminuem a velocidade quando passam  pelo local.

    E os radares?

    Falando nisso, em sua campanha eleitoral o prefeito Rubens Bomtempo disse que poderia, se tivesse apoio, retornar com os radares de velocidade que marcaram a sua gestão anterior. Esses, sim, multando os excessos de velocidade.

    Área de lazer

    A gente falou aqui sobre a extensão da área de lazer da Ipiranga até a 13 de Maio aos domingos e feriados.  Falamos sobre o reflexo no trânsito e muita gente se manifestou. Um deles foi o ex-vereador Jorginho Banerge que teve uma rápida trajetória à frente a CPTrans em outra gestão bomtempiana. Ele quer saber o impacto sobre o comércio da 13 de Maio com dois mercados e dois postos de gasolina e também na circulação dos ônibus. Porque, certamente, a CPTrans fez esse estudo, né? Ou não?

    Da teoria à prática social
    Os alunos do curso de Administração da Unifase elaboraram um planejamento completo para a construção de uma padaria escola na Ong Mateus, que fica em uma comunidade na Fazenda Inglesa e se dedica ao acolhimento de homens em situação de rua. O plano, que descreve e orça todas as etapas da construção da padaria, será apresentado para futuros patrocinadores do projeto, amanhã, às 18h30, na própria faculdade. O objetivo da Padong, que é a marca criada pelos alunos, é oferecer aos internos da comunidade um curso profissionalizante,  com a meta de ressocialização e retorno às suas famílias.

    O professor adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pesquisador de pós-doutorado no LNCC,  Eduardo Pena, abre hoje, às 14h, o ciclo de palestras da Pós-graduação do Laboratório Nacional de Computação Científica. Ele aborda o tema “Data Profiling – Uma retrospectiva e uma visão para o futuro”. 

    Repúdio

    As Associações que representam a população e os setores produtivos da localidade do Brejal, publicaram uma nota de repúdio à Enel.  Falam do precário atendimento ao público, falta de programa de poda de árvores e manutenção o que vem acarretando prejuízos aos produtores e redução da qualidade de vida dos moradores. Assinam a nota a Associação da Microbacia do Brejal, Associação dos Moradores do Brejal, Associação dos Produtores Rurais do Brejal, Circuito Caminhos do Brejal  e o Conselho Local de Saúde e Bem Estar do Brejal.

    Cinepsiquiatria

    Está de volta o Cinepsiquiatria. No dia 29 a  Associação Brasileira de Psiquiatria  retoma o projeto em Petrópolis, às 20h, no Cineshow, com exibição de “A Baleia”, filme que deu o Oscar 2023 a Brendan Fraser, seguido de debate com psiquiatras. O evento é aberto ao público em geral e todos os interessados em participar pagam meia entrada.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas