• Palacete tombado corre risco de desabar em SP

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/01/2024 07:31
    Por Caio Possati / Estadão

    A Prefeitura de São Paulo pretende destombar o “casarão das muletas”, patrimônio histórico da cidade localizado na região central. A administração estuda reformar ou demolir o palacete, que corre o risco de desabamento. Tombado como patrimônio histórico desde 2002, o casarão fica no bairro da Bela Vista, na altura do número 376 da Rua Artur Prado.

    No sábado, 13, parte da habitação, que se encontra abandonada, deteriorada e sustentada por uma série de estacas de madeira – que dá origem ao apelido “das muletas” -, cedeu e assustou moradores do entorno. A Defesa Civil esteve no local e constatou que o palacete corre o risco de colapsar. A queda parcial da construção levou também à interdição de parte do imóvel vizinho.

    Laudo

    De acordo com a Prefeitura, o local já havia sido interditado pela Subprefeitura da Sé, cujos técnicos, segundo informou a administração em nota, “farão um laudo para o destombamento do casarão perante o risco iminente”. “Com a decisão dos órgãos de patrimônio, seja restauração ou demolição, a Subprefeitura da Sé tomará as providências com o proprietário do imóvel”, disse a Prefeitura no comunicado.

    Em entrevista à TV Globo na segunda-feira, 15, o subprefeito da Sé, Álvaro Camilo, definiu a situação como “emergencial”, e garantiu que “os moradores não terão de pagar pelo laudo” de análise.

    Conforme consta no site São Paulo Antiga, o casarão da Bela Vista foi construído em 1913 e serviu de “residência para a família Ribeiro da Luz até meados da década de 80″”. O local não serve como residência há anos e, apesar de ser tombado como patrimônio histórico, se deteriorou a ponto de correr o risco de desabar.

    As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Últimas