• Painel de Djanira passa por novo processo licitatório para restauro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/09/2022 08:30
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura fará uma nova licitação para o restauro do painel de Djanira. Iniciado em 2021, o trabalho foi paralisado, após a empresa que inicialmente venceu a licitação ter encerrado o contrato por problemas internos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está fazendo a revisão final no Termo de Referência – documento com orientações técnicas para o restauro – e entregará à Prefeitura para dar continuidade ao processo licitatório. 

    A primeira empresa foi contratada por R$ 498.690,39 para o trabalho. Após o encerramento do contrato, sem uma segunda colocada, a solução foi fazer um novo pregão. A contratação do serviço de restauração é resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado entre a prefeitura e o Ministério Público Federal em 2016. 

    Com 12,75 metros de comprimento e 3,50 metros de altura, com data de 1953, o painel retrata paisagens e cenas típicas de Petrópolis. A obra traz elementos que remetem à cidade, como o Museu Imperial, as carruagens, as fábricas de cerâmica e de tecido. A obra de arte é considerada de valor inestimável.

    O painel de Djanira é uma das peças mais importantes já produzidas pela artista. Ela residia em Petrópolis durante o período em que pintou o painel para o Liceu Municipal. A obra é um dos elementos isolados protegidos pelo tombamento do conjunto urbano-paisagístico de Petrópolis, inscrito pelo Iphan no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

    Últimas