• Painel de Djanira: Iphan garante que entrega ‘orientação técnica’ à Prefeitura na próxima semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/09/2019 17:36

    O Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) informou ontem, por meio de nota, que entrega na próxima semana à Prefeitura de Petrópolis as orientações técnicas para que o edital de licitação para a contratação da empresa que fará a revitalização do painel da Djanira possa ser publicado. A obra está há quase dois anos em uma sala do Centro de Cultura Raul de Leoni, aguardando pela execução do serviço. 

    Segundo o Iphan, as orientações “vão garantir que a obra receba um trabalho com mais chances de atender às expectativas técnicas, ao contrário do que o sistema licitatório por pregão eletrônico garantiria”. A Prefeitura também informou que aguarda as mesmas orientações do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A Tribuna questionou o órgão sobre quando os termos serão enviados, mas não obteve resposta.

    O painel da Djanira ficou por 64 anos exposto no auditório Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, no Centro, mas depois de décadas sem nenhum tipo de manutenção teve que ser retirado para que a restauração fosse realizada. A transferência para o novo endereço aconteceu em outubro de 2017.

    A restauração do painel é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Prefeitura assinado em 2010. No entanto, a primeira parte do trabalho só começou em 2016, quando o município concluiu o faceamento da obra. O custo desta etapa foi de R$ 30 mil. Para esta segunda parte, a Prefeitura não quis divulgar o valor total que será investido, mas garantiu que a verba já está disponível.

    Leia também: Artista Bia Penna fala sobre processos criativos no Centro de Cultura

    Últimas