• Pagode não autorizado adiado; outros seguem sem fiscalização

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/10/2021 03:03

    O adiamento do show de pagode que aconteceria no próximo final de semana no Parque de Exposições, em Itaipava, não chegou a ser uma surpresa, afinal, o evento não tinha autorização da prefeitura para a sua realização.  Nos bastidores, a guerra para a sua liberação foi grande… mas, não teve choro nem vela. Se fosse um pouco mais pró-ativa a prefeitura poderia tê-lo transformado em um evento-teste…

    Vai ficar por isso mesmo?

    Sem autorização da prefeitura, o pagode, que já vendia ingressos, acabou adiado para maio. Mas, fracos que somos das ideias, ficamos com a dúvida: não rola uma multa por anunciar um evento em um próprio municipal sem contrato ou autorização?

    Afinal, pode ou não?

    Ainda falando de eventos, o que mais temos visto nas redes sociais é a divulgação de festas e shows de porte mediano, de até umas 300 pessoas. Tem flashback, pagodinho e feijoada com samba. Isso em clubes, até.  Como o prefeito interino Hingo Hammes editou, marotamente, um decreto que não veta eventos e, sim, aglomeração, fica tudo com cara de proibido – e pode até não estar – o que não é bom para o setor que pisa em ovos.  A Deguste chegou a ser anunciada nas redes sociais para o final do mês, mas depois os organizadores tiraram a propaganda do ar. Foi quase ao mesmo tempo do anúncio do adiamento do pagode. Não seria o caso do segmento pressionar para que seja feito às claras um decreto que normatize tudo?

    Isso é que é foto com autoridades: tem aí dois que foram candidatos a prefeito: Elias Montes e Matheus Quintal, agora secretário estadual de Desenvolvimento Social e seu assessor especial e ainda o vereador, hoje prefeito interino Hingo Hammes que é candidato a prefeito na próxima. O que mostra que é todo mundo junto e misturado!

    É mais complexo, gente

    Sobre a situação de extrema pobreza e, consequentemente sua pior face, a fome, que acomete 12 mil pessoas em Petrópolis, a gestão interina de Hingo Hammes, a seu favor, colocou secretários, em entrevista, para dizer que as pastas fazem uma ‘busca ativa’ e que são vários os CRAS na cidade.  Cabe a observação: pessoas na extrema pobreza não sabem nem que o CRAS quer dizer Centro de Referência em Assistência Social.

    Mais ação, por favor!

    Se foram identificadas – a ponto de serem contadas – é de presumir que a gestão pública saiba onde estão as pessoas em vulnerabilidade social. Talvez não fosse o caso de não esperar que eles venham ao CRAS, mas ir até eles? E já leva uma cesta básica e uma botija de gás que já é um adianto.

    Pauta de agosto

    E muito antes, ainda em agosto, de ter viralizado o caminhão da distribuição do osso, houve uma reunião entre Ministério Público estadual, secretarias municipais e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Na época o MP recomendou, com urgência, que a prefeitura colocasse em prática um plano para identificação e atendimento dessas pessoas.

    Novo partido

    A gente jurou de pés juntos que não ia antecipar para não atrapalhar. E agora – bocas de balde que somos – já não dá mais para segurar… Leandro Azevedo, depois da pernada (não foi por falta de aviso) que tomou de Junior Coruja, Gilda Beatriz, Hugo Leal e Hingo Hammes, vai deixar o PSD e já tem novo partido, o Solidariedade.  Já foi sacramentado e o professor ficou só de mandar uma cartinha para o ex-partido. Esperamos que não use os Correios e entregue em mãos que é para agilizar a coisa.

    Da ida do professor Leandro Azevedo para o Solidariedade vamos dar nomes aos bois: quem ajudou a costurar foi o vereador Marcelo Lessa.  Fez a ponte com o manda-chuva estadual do partido, deputado Áureo.

    Contagem         

    Petrópolis está há 292 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Ainda a lambança

    A gente citou aqui que são coautores da lambança do reajuste de 6,2% que os servidores não viram até hoje os ex-prefeitos Rubens Bomtempo e Bernardo Rossi. Bomtempo porque deixou o percentual para Rossi pagar e Rossi porque suspendeu alegando falta de verbas e enrolou o mandato inteiro sem resolver. Mas faltou um outro grupo de corresponsáveis por haver agora um retroativo de R$ 150 milhões para pagar: os vereadores. Tanto da legislatura 2013 a 2016, que aprovaram o reajuste ser concedido somente no exercício seguinte e os de 2017 a 20220 que aprovaram a suspensão. E alguns fizeram parte de ambas…

    Melhor prevenir

    A gente cansou de falar do Cacique Cobra Coral que dá nome a uma Fundação sempre contratada pelos prefeitos cariocas para evitar chuvas, em especial no Carnaval. Petrópolis deveria conveniar para os verões. E agora o Ministério das Minas e Energia contratou as entidades para evitar a crise hídrica. E funcionou já: desde sábado chove no Brasil todo e vai durar mais uns 10 dias.

    Premiação

    Talvez seja melhor a gente avisar aos políticos incautos: final de ano a gente distribui nossos prêmios. Têm os tradicionais “Troféu Mimimi”, “Amarelei sim, e daí?” e o “Mãe, o Tonico me bateu”.  E aos leitores: podem votar!

    Qualidade de vida

    O II Circuito de Conversas sobre Qualidade de Vida da Pessoa Idosa do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrópolis, rola essa semana.  O evento, gratuito e on-line, será realizado de hoje a quinta, com transmissão pelo canal da UNIFASE no YouTube. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas