• Pagamento emergencial a atingidos em Brumadinho será prorrogado, diz Vale

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2021 10:50
    Por Elisa Calmon / Estadão

    A Vale informou nesta terça-feira (01) que o pagamento emergencial aos atingidos pelo rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, será prorrogado por três meses, contando a partir deste dia 1º de junho. A mineradora seguirá efetuando o pagamento nos mesmos moldes atuais até, no máximo, o final de agosto de 2021, de forma não renovável, quando ocorre o fim do período de transição.

    Finalizado este prazo, a Vale depositará, em juízo, o valor referente ao acordado para o Programa de Transferência de Renda, deduzidos os valores dos pagamentos emergenciais e seus custos operacionais a partir de junho de 2021. A partir de então, a utilização dos recursos e a operacionalização dos pagamentos pelo Programa de Transferência de Rendas ficarão a cargo das instituições de justiça.

    Atualmente, o benefício, que teve início em fevereiro de 2019, atende mais de 100 mil pessoas, de acordo com a Vale. Com isso, o pagamento emergencial ultrapassa R$ 1,7 bilhão em investimentos realizados. Têm direito ao repasse mensal todas as pessoas residentes em Brumadinho ou em até 1 km do leito do Rio Paraopeba.

    O Programa de Transferência de Renda integra o Termo de Medidas de Reparação firmado entre a Vale, as Instituições de Justiça e o Estado de Minas Gerais, em fevereiro deste ano.

    O acordo, que tem valor econômico de R$ 37 bilhões, reforça o compromisso da Vale com a reparação integral dos danos ambientais e sociais decorrentes do rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, de acordo com a mineradora.

    Últimas