• Pacientes do HAC contarão com ponto de atendimento de Assistência Social

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/10/2019 17:31

    Os pacientes do Hospital Alcides Carneiro (HAC) contarão em breve com um ponto de atendimento avançado de assistência social na unidade. O Centro da Assistência Social (CRAS) vai funcionar na antiga farmácia do hospital. O espaço já recebeu as adaptações necessárias  e as obras estão em fase de finalização.

    O novo espaço vai contar com um funcionário administrativo e um técnico em psicologia ou em assistência social, que farão o atendimento de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 15h, no mesmo horário de funcionamento do ambulatório do HAC.

    O Cras funciona como porta de entrada para que a  população tenha acesso a serviços públicos essenciais e programas de assistência social. De acordo com a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, o paciente que apresentar demanda relacionada à secretaria terá mais facilidade de acesso às informações diretamente no hospital. “Vamos identificar a necessidade daquela família e já agendar o atendimento na unidade de referência dela. Assim, ela será atendida no próprio bairro”.

    Um dos objetivos da iniciativa é aumentar o atendimento do Programa Criança Feliz. O projeto do governo federal foi implementado em 2018 e já tem 600 famílias cadastradas em Petrópolis. O programa tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil na primeira infância (crianças de 0 a 3 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos de que necessitam. Semanalmente um funcionário da SAS faz visitas domiciliares desenvolvendo ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Os inscritos no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) também são acompanhados até os 6 anos de idade.

    “Já realizamos mais de 25 mil visitas. Acompanhamos o desenvolvimento psicomotor das crianças e elaboramos um programa de aprendizagem específico para a evolução dela. As atividades que são desenvolvidas dentro das casas das crianças auxiliam no seu crescimento”, explica a secretária.

     

    Últimas