Pacientes com câncer são cadastradas para reconstrução de aréolas mamárias
Uma parceria entre a associação petropolitana dos pacientes oncológicos e o projeto “Volte a Ser Feliz” está cadastrando pacientes que tenham enfrentado o câncer de mama, para receberem gratuitamente a reconstrução das aréolas mamárias e fazerem as sobrancelhas, por meio de micro pigmentação. A alternativa surge como possibilidade de recuperação da autoestima para as mulheres, após o enfrentamento da doença, que acaba atingindo o emocional das mulheres, que perdem os cabelos, sobrancelhas e muitas vezes têm de realizar a mastectomia, para remoção total da mama.
Podem ser assistidas pela iniciativa apenas pacientes que tenham realizado a colocação da prótese e sido devidamente liberadas por indicação médica. As sessões acontecerão duas vezes por mês para as encaminhadas pela associação, com o objetivo de incentivar a campanha Outubro Rosa. “É uma gratidão muito grande, uma troca de energia indescritível. É uma honra enorme pela confiança que depositam em mim após terem passado por tantas dificuldades” afirma Patrícia Bastos, dermo pigmentadora que idealizou o projeto.
O tempo de médio de duração do procedimento é de 40 a 60 minutos por aréola, o que vai depender de vários fatores, como o tipo de pele usada na reconstrução da mama, o que altera a fixação do pigmento, bem como se houver uma cicatriz que passe pela área a ser reconstruída.“O mais importante desse projeto é trazer de volta a autoestima e a segurança das pacientes para que elas se sintam valorizadas”, diz Ana Cristina Mattos, presidente da APPO.
Para se cadastrar é necessário realizar o contato com o Serviço Social da APPO com Alessandra Fernandes ou Abenice Nunes e preencher um formulário. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (24) 2242-0956.