• Paciente com varíola dos macacos em Petrópolis já está livre da doença; outros três casos suspeitos estão sendo investigados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/09/2022 20:33
    Por Enzo Gabriel

    O homem de 45 anos, que foi o primeiro paciente confirmado com monkeypox em Petrópolis, já está livre da doença e deixou o isolamento. A Secretaria de Saúde informou que ele está bem e que todas as lesões já foram cicatrizadas. O acompanhamento do paciente foi feito pelas equipes da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

    Segundo a última atualização da Secretaria de Saúde, atualmente, três possíveis casos de Monkeypox estão em investigação em Petrópolis. Dois deles foram identificados no primeiro distrito, enquanto o outro foi relatado no segundo distrito. As duas notificações do primeiro distrito são em homens idosos aposentados, com sintomas de erupção cutânea e mal-estar. Já a outra suspeita é em uma mulher adulta, empregada doméstica, que apresentou os mesmos sintomas.

    No Estado, são 714 casos da doença confirmados até o momento. Outros 480 estão em análise, enquanto o primeiro óbito foi registrado nesta semana.

    Em caso de sinais e sintomas, como dor de cabeça, febre, dor nas costas e muscular, calafrios e cansaço, o paciente deve procurar uma das unidades de emergência do município, como UPAs Cascatinha e Itaipava ou Pronto Socorro Leônidas Sampaio. Já gestantes e puérperas devem procurar atendimento no HAC. O período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode se prolongar por até 21 dias. Para se prevenir da doença, é necessário evitar contato com pessoas com diagnóstico confirmado até a cicatrização das feridas. Também é essencial manter medidas sanitárias como o uso de álcool em gel e lavar as mãos com água e sabão.

    Últimas