• Outubro Rosa: RadioSerra sedia programação especial em prol da conscientização sobre o câncer de mama

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/10/2021 11:50
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A luta pela conscientização do câncer de mama será pauta de ações realizadas com pacientes em tratamento na RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, em Petrópolis na Região Serrana do Rio. Durante todo o mês, uma série de eventos vão trazer ao público que recebe o acompanhamento clínico, informações sobre a importância dos cuidados em relação a saúde das mamas, além de destaques voltados a mulheres que estão passando pelo enfrentamento a doença.

    Ao longo das próximas quintas-feiras, uma estrutura montada no pátio da clínica vai contar com a presença de especialistas, voluntários e apoiadores que vão dividir um pouco de seus conhecimentos e trazer conforto para as pacientes. As ações incluem oficinas, rodas de conversa, além de oferecer um café da manhã especial. O principal objetivo é trazer esclarecimentos sobre a atuação da radioterapia, o diagnóstico precoce, autoexame e tantos outros que compõe o universo do câncer de mama.

    “Neste outubro rosa decidimos promover uma programação para abraçar pacientes que estejam enfrentando a doença. Vamos oferecer um café da manhã com alimentos saudáveis, conversas com psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e médicos, além das oficinas de resgate da autoestima que acaba impactada durante o tratamento, com as amarrações de lenços e também de maquiagem, através de uma parceria com o boticário”, explica o médico Radio-oncologista Daniel Przybysz.

    O câncer de mama é atualmente o subtipo mais comum em mulheres, ficando atrás apenas dos que acometem a pele. No entanto, apesar de sua prevalência no sexo feminino, a doença também pode acometer os homens. Em casos onde há a indicação clínica para os tratamentos com radiação, o Centro Regional de Radioterapia, atende pacientes de municípios da Região Serrana e Sul Fluminense, como Três Rios, Nova Friburgo, dentre outros. Segundo o especialista, cerca de 25% do público atendido no local está passando por um câncer de mama.

    “Através deste tratamento, as células cancerígenas são mortas e evitam a possibilidade de que o câncer avance, além de evitar que haja uma recidiva, que é a volta de um câncer. Ao longo dos últimos anos, temos investido muito em tecnologia, no objetivo de oferecer um tratamento que possa colaborar ainda mais com a qualidade de vida daquele paciente e proporcionar resultados efetivos”, diz Przybysz.

    Últimas