• Outubro Rosa: Petrópolis registra um novo caso de câncer de mama a cada 3 dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2022 03:25

    A importância das campanhas de prevenção e de detecção precoce do câncer de mama pode ser medida pela quantidade de novos casos em Petrópolis por ano. São 140 mulheres  vítimas da doença por ano, o que significa um caso novo a cada três dias.  Esta é a média para a cidade de acordo com especialistas. Em todo o Estado, são quase 10 mil novos casos por ano e no país, mais de 66 mil mulheres são acometidas pela doença.

    Cosme e Damião

    Esses dias ficamos pensando: lembra que a Guarda Civil tinha as duplas Cosme e Damião de patrulhamento em ruas de maior movimento e polos comerciais? Podia voltar, né?  

    Contagem

    Faltam 58 dias para o início do verão.

    Sonho de vida

    Um Partisans acredita que seja um sonho coletivo dos nossos queridos vereadores trabalhar na CPTrans, pois ultimamente as indicações são sobre a revitalização das faixas de pedestres, falta de abrigo de ônibus e onde colocar mais um quebra-molas.  É muito combustível para tanta fiscalização viária. Sobre a fiscalização nas obras de reconstrução das comunidades…

    O Imperial Geek Fest, em Petrópolis, acontece agora dias 12 e 13 de novembro, no Petropolitano,  com  cosplayers, apresentação de K-Pop e campeonato de games entre outras atrações. Mas, a principal é o  youtuber Muca Muriçoca, que tem mais de nove milhões de inscritos em seu canal de entrevistas.

    Black Friday

    Para dar um up nas vendas na Black Friday em Petrópolis, o Capacita Varejo –  iniciativa do Sicomércio, Sebrae e Senac – preparou um novo encontro com o tema: “Estratégia para a Black Friday e técnica de vendas”. A palestra será dia 7 de novembro, às 9h, no auditório do Sicomércio. As inscrições podem ser feitas na entidade.

    À venda

    Bocudos que somos, não aguentamos ouvir e não passar adiante. Mas, a gente alerta: vamos vender pelo mesmo preço que compramos. Dizem que a prefeitura estuda vender o prédio da Floriano Peixoto onde iria funcionar um abrigão para vítimas das chuvas. Comprado há apenas cinco meses por R$ 3,5 milhões, dinheiro doado pela Assembleia Legislativa, o prédio teria tanta coisa para reformar que não compensaria. Fora que não seria funcional para o objetivo pensado inicialmente.

    Reconhecimento nacional

    Olha só que bacana: a escola municipal Santa Terezinha, no Vila Rica, é mais uma vez destaque nacional. No Dia dos Professores o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do MEC estreou um quadro “Conte sua história” e escolheu o Vila Recicla, da escola, para essa estreia. Idealizado pelos professores Ana Carolina Kapler e Ronaldo Yallouz, o projeto foi iniciado em 2019, premiado nacionalmente em 2020 e convidado a fazer parte da rede de escolas solidárias em 2021. Já nesse  ano foi reconhecido pelo Ministério de Educação.  O vídeo contando todo o projeto que estimulou a reciclagem na comunidade pode ser conferido neste link.  

    A conta sempre chega

    Ah, mas depois que soube que o presidente Jair Bolsonaro disse que quem atira em policiais é bandido, Roberto Jefferson, que atingiu agentes da Policia Federal com granadas ao reagir a uma ordem de prisão, mandou um recado direto ao amigo que já o rifou de olho nas urnas. “Não aceitarei ser abandonado”, disse o ex-deputado.

    Que fase!

    O PTB vive um inferno astral. Além da prisão de Roberto Jefferson, seu presidente de honra,  manda-chuva do partido, que vem a ser seu ex-genro, Marcus Vinicius Neskau, alcançou destaque nacional domingo na mídia sobre ser o elo na contratação de funcionários fantasmas para Fundação Leão XIII, o que ele nega.  E para completar, a ex-presidente, Graciela Nienov, afastada por força de uma liminar, pode retornar à presidência do PTB se a ação andar no Tribunal Superior Eleitoral.

    Foi dada a largada, na Casa da Educação, à capacitação em xadrez escolar 2023 para professores da rede municipal, coordenada pelo professor Ronaldo Yallouz. O objetivo é ampliar o ensino de xadrez nas unidades da rede.

    Chumbo trocado

    Como a Câmara de Vereadores saiu da inércia e divulgou o que apelidou de orçamento secreto – R$ 400 milhões a mais de ICMS por ano para Petrópolis – a prefeitura já está retaliando.  Insatisfeito com Hingo Hammes que divulgou o incremento nos recursos que não foram incluídos na Lei Orçamentária de 2023, Rubens Bomtempo já fala publicamente em responsabilizar o governo interino e o de Bernardo Rossi por não terem corrido atrás de reverter a queda no Índice de Participação dos Municípios de Petrópolis que define o reparte do ICMS.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas