• Outubro Rosa Pet: Cãominhada acontece neste domingo em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • O evento tem objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama nos animais

    28/10/2023 09:10
    Por Manoelle Rocha

    Neste domingo (29), acontecerá a Cãominhada, ação que faz parte do Outubro Rosa Pet de Petrópolis. Com início às 9h, na Praça da Liberdade, o evento, que é organizado pelo Centro de Especialidades Veterinárias (CESVET) e pela Coordenadoria de Bem Estar Animal (COBEA), tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama nos animais.

    Além da caminhada, haverá avaliação das mamas de todos os pets participantes, vermifugação, brindes e sorteios. A Dog’s Heaven, que é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, marcará presença com uma feira de adoção. Esta será a 4ª edição da Cãominhada, que é aberta ao público e que tem a expectativa de reunir cerca de 100 animais.

    Prevenção, diagnóstico e tratamento

    Segundo o médico veterinário Bruno Baetas, pós-graduado em oncologia, “a prevenção é feita através da castração, não aplicar as medicações para cortar o cio e manter o peso ideal dos animais”.

    Ele explicou que a doença acomete principalmente as cadelas e as gatas, entre seis e sete anos de idade e os machos, que também podem ter a doença apesar dos casos serem raros.

    De acordo com Bruno, este tipo de tumor está entre os três primeiros mais diagnosticados nas cadelas e nas gatas.

    “O diagnóstico é feito no exame clínico, na avaliação das mamas, normalmente os tutores observam nódulos nas mamas, aumento de volume, lesões que não cicatrizam ou secreção. A cirurgia é o principal tratamento, que pode ser ou não acompanhado de quimioterapia”, explicou o veterinário.

    Ele lembra ainda que, “se diagnosticado precocemente as chances de cura são altas”.

    Últimas