• Outubro rosa: diagnóstico precoce é fundamental contra o câncer de mama

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/09/2019 11:55

    O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, Outubro Rosa, é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O câncer de mama é o segundo tumor mais frequente no mundo e o que tem maior incidência nas mulheres. Somente no Brasil, a estimativa é de 60 mil novos casos por ano.

    Petrópolis já se prepara para intensificar as ações de conscientização. Algumas serão realizadas pela Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), onde são oferecidos atendimento psicológico, assistência jurídica, assistência social, aulas de dança, fisioterapia oncológica e outros serviços. 

    Leia também: Dia D do Outubro Rosa terá 47 unidades de saúde abertas para consultas médicas

    “Aqui nós damos todo esse suporte, e trabalhamos junto com as vitoriosas, para que elas possam falar sobre a doença, porque elas entendem melhor do que ninguém o que é passar por isso”, apontou Rosane Botelho, assessora e vice-presidente da associação.

    Uma das vitoriosas, é Jaqueline Gorges, de 42 anos. E ela não venceu apenas um tumor, mas dois, e está no seu terceiro diagnóstico, detectado no início do ano. Há cinco anos, em 2014, ela recebeu o primeiro resultado do exame que apontou o câncer de mama. Foi a primeira vez que ela teve contato com a associação, e desde então nunca saiu. 

    Jaqueline conta que receber o diagnóstico nunca é fácil, mas procurar um equilibro é fundamental durante o tratamento. No ano seguinte do diagnóstico do câncer de mama, uma metástase foi descoberta no cérebro, realizando o tratamento novamente, ela se viu livre da doença, mas o tumor retornou no mesmo local esse ano. Em junho, ela se submeteu a uma cirurgia, após meses de medicação, Jaqueline começará a radioterapia no próximo mês.

    “Quando a gente descobre é muito solitário, porque é só a gente. E aqui, encontramos pessoas que estão passando ou já passaram pela mesma situação. Por mais que isso abale, precisamos encontrar um equilíbrio, para não desanimar. Para mim, ter essa rede de apoio faz muita diferença, porque tem dia que a gente não está bem, por mais que a gente acredite que vai dar certo, nós temos medo. E é preciso criar coragem, mesmo em meio ao medo”, disse Jaqueline.

    “Eu trabalho aqui há cinco anos. Descobri o câncer no ano passado, quando você escuta que está com câncer, é como se um buraco se formasse na sua frente. Ver a quantidade de pessoas que chegam aqui desesperançosas e assistir o renascimento delas é uma coisa incrível de se ver. Com o acolhimento delas eu encontrei o suporte necessário para continuar. O diagnóstico para mim foi sinônimo de vida, não pensei em morrer”, relata Rosane.

    Por estar tão presente em nossa sociedade, é fundamental quebrar tabus e reforçar a importância do diagnóstico precoce. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maior a possibilidade de cura e tratamento.

    “Essa barreira das pessoas com a doença é tão forte, que assim como outras entidades, estamos mudando o foco das nossas palestras. Antes a gente falava muito sobre as possibilidades de acontecer, e agora estamos levando a questão do bem-estar, do viver bem. Nós não queremos mostrar o que pode acontecer, mas mostrar o que pode ser evitado. Não existe prevenção para o câncer de mama, mas o diagnóstico precoce é primordial para a cura e tratamento”, disse Rosane.

    No dia 3, acontecerá a abertura oficial do Outubro Rosa na cidade, às 19h na sede da Prefeitura. Vários pontos turísticos da cidade irão se iluminar de rosa para chamar a atenção dos petropolitanos. O Dia D será realizado no sábado, 5 de outubro, quando 47 unidades de saúde estarão com as portas abertas, das 8h às 17h, com oferta de consultas para a coleta de preventivos, rastreamento do câncer de colo de útero e mama, além de palestras e orientações sobre o cuidado com a saúde. Os agendamentos das consultas estão sendo feitos em todas as unidades de saúde para atendimentos no dia da campanha e ao longo de todo o mês. A tradicional caminhada será no dia 26 de outubro. 

     

     

     

     

     

    Últimas