O Outubro Rosa é o mês de conscientização do câncer do colo de útero e do câncer de mama – sendo este último o mais comum entre mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A campanha do Outubro Rosa este ano tem como tema “Histórias que Inspiram”. Para marcar essa data, conheça a história de Clarice Gervasio e de Joanita, que venceram o câncer de mama e, hoje, alertam para a importância da prevenção.
Clarice encontrou um nódulo na mama através do autoexame, em 2019. Após encontrá-lo ela procurou ajuda médica e realizou a mamografia. A partir daí, o câncer foi diagnosticado. Para ela, a descoberta foi um misto de sentimentos.
Clarice conta que entre a quimioterapia, a cirurgia de mama, o esvaziamento de axila, a radioterapia e o uso de medicamentos foram quase dois anos. Todo o tratamento foi feito no Centro de Terapia Oncológica (CTO), e no Hospital Alcides Carneiro.
Durante esse período, Clarice conta que passou por dias difíceis, mas que o amor da família e o apoio da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), dos amigos e da igreja fizeram toda a diferença.
“Foram dias difíceis, mas com a certeza de que ia dar tudo certo. Durante o tratamento foi o momento em que eu me senti muito amada mesmo.”, conta.
No dia 15 de outubro, a paciente alcançou mais uma vitória: tocou o sino que simboliza o fim do tratamento do câncer. Para ela, a emoção daquele momento foi única. “Senti uma sensação de ser uma verdadeira vitoriosa.”, relembra.
Foi com o autoexame que Clarice percebeu o nódulo na mama. Para ela, a melhor forma de prevenção é a partir do autoexame e autoconhecimento. “Considero o autoexame muito importante. Qualquer coisa de diferente não se cale e busque ajuda. Se cuidar é tudo.”, conta.
Joanita Rolim também é outra vitoriosa que venceu o câncer. Após cinco anos de tratamento e 25 sessões de radioterapia, hoje ela está curada e vive uma vida saudável ao lado da família e amigos.
“Foram anos de muita luta, mas de vitória também. Passar pelo câncer foi muito difícil, mas tive uma boa recuperação com a ajuda da minha família, dos meus irmãos e amigos, e me recuperei bem.”, conta.
Como forma de prevenção e de maior propagação de informações sobre o câncer de mama e do colo de útero, Joanita considera fundamental a campanha do Outubro Rosa.
“Tem muitas pessoas que nem sabem, que nem conhecem o câncer de mama, mesmo com as campanhas do Outubro Rosa. Mesmo fazendo a propaganda e conscientizando a população, as pessoas ainda têm medo de ir lá procurar um médico e fazer o exame, porque elas sentem medo de descobrir. Essa campanha é muito importante.”
Exames gratuitos pela Rede Municipal de Saúde
Para se prevenir é fundamental manter os exames em dia. Para isso, a Rede Municipal de Saúde, em prol da campanha do Outubro Rosa, lançou ações destinadas à população.
O Centro de Saúde Coletiva, localizado na Rua Santos Dumont, número 100, é um dos locais que vão receber, até o dia 31, algumas ações voltadas à campanha. Durante sua realização, 45 unidades de saúde, como o Hospital Alcides Carneiro, Ambulatório Escola, PSFs e UBSs, estarão envolvidas.
O Centro de Saúde Coletiva vai funcionar também no terceiro turno, das 17h às 20h, para atender a população, por livre demanda, para exames de mamografia, coleta de preventivo, ultrassonografias, atendimento ginecológico e clínico, além de vacinação adulto e infantil, USG diagnóstica, odontologia, fonoaudiologia e fisioterapia.