• Outubro foi o mês com o maior número de denúncias de estelionato em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/11/2023 19:01
    Por Enzo Gabriel

    Em outubro, Petrópolis registrou 226 casos de estelionato nas delegacias do município. O número de denúncias, além de ser o maior registrado em apenas um mês neste ano, também é o maior da história, ao lado de dezembro de 2021, que registrou 226.

    De janeiro a outubro de 2023, a cidade já teve 1.801 ocorrências de estelionato. A média de 183 casos mensais deixa os números bem próximos aos de 2022, ano com mais denúncias na história do município, com 2.313.

    Os números divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) mostram que desde junho, a quantidade de ocorrências relacionadas ao crime vem aumentando em Petrópolis, chegando ao ápice em outubro, último mês divulgado.

    Números no estado

    No estado do Rio de Janeiro, o número de casos de estelionato no ano está perto de ultrapassar 100 mil. Em outubro, foram mais 10.160 registros.

    Pena para o crime

    Para estelionato comum, a pena é de um a cinco anos de prisão. Na fraude eletrônica, ela pode ir de quatro a oito anos, com a possibilidade de ser aumentada em até 2/3, caso o crime seja cometido com uso de servidor que esteja fora do Brasil.

    Últimas