
Outono dá boas vindas com o florescimento de espécies raras e endêmicas da Mata Atlântica
O Outono também é uma estação que veste de flores a natureza. As espécies que florescem nesta época do ano encantam pela sua beleza, conferindo um espetáculo de cores e de flores. Como exemplos estão a orquídea (Miltonia clowesii), que é endêmica da Mata Atlântica; a flor-de-maio (Schlumbergera truncata); e a bromélia (Nidularium altimontanum, Bromeliaceae), esta última categorizada como criticamente em perigo de extinção. Essas espécies são encontradas na Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras), em Petrópolis.
Outra espécie que encanta é a Prepusa connata, que desabrocha entre os meses de abril e maio, e ocorre exclusivamente nas montanhas do Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida e no Parque Estadual dos Três Picos, unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situadas na Região Serrana do Rio.



Fotos: Felipe Tubarão
Monitorada desde 2020 pelos guarda-parques do Inea Felipe Tubarão e Paulo Estrella, essa plantinha é classificada como uma espécie naturalmente rara. Ocorre em pequenas populações, em curtos trechos dos cumes das montanhas.
“O florescimento dessas espécies é reflexo do bom estado de conservação da nossa floresta, fruto das nossas políticas públicas de restauração florestal e preservação do nosso patrimônio ambiental”, disse o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Confira mais notícias de Petrópolis e região: