• Ouro Preto recebe Festival Fado em Cidades Históricas neste fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/maio 19:51
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Reprodução

    O Festival Multicultural Fado em Cidades Históricas mais uma vez celebra e conecta a cultura entre Brasil, Portugal e países lusófonos. Neste fim de semana, Ouro Preto será palco do festival, que levará ao público música, gastronomia, história, além das culturas portuguesa e brasileira.

    Neste sábado (31), o Fado será representado pelas cantoras Carminho, maior nome do fado contemporâneo; Cuca Roseta, uma das mais belas vozes de Portugal; e Maria Emília, cantora luso-brasileira destaque da nova geração de fadistas.

    Conectando as tradições das festas juninas – onde Brasil e Portugal celebram os santos populares portugueses -, Ouro Preto receberá uma grande comemoração ao ar livre com show da cantora Mariana Aydar, vencedora do Grammy Latino com o álbum “Veia Nordestina”.

    As raízes ancestrais brasileiras também estarão presentes em Ouro Preto nas apresentações singulares de Sérgio Pererê, cuja musicalidade sofisticada entrelaça referências afro-latinas e elementos de matriz africana; da multiartista carioca Jéssica Gaspar, em performance que honra a memória afro-brasileira; e do Coletivo Negras Autoras, com espetáculo cênico-musical sobre o universo feminino.

    Já em Petrópolis, o festival ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Palácio de Cristal. Este ano o evento terá dois palcos: Um dentro do palácio e outro nos jardins, ao ar livre.

    Confira a programação completa:

    Ouro Preto

    Sábado: 31 de maio, a partir de 12h

    • 12h00 – Feira Sabores e Fazeres
    • 12h00 – Fado para Miúdos – Lançamento do livro “Turma da Mônica – Encontro com Fernando Pessoa”
    • 16h00 – Palestra de história Os legados do colonialismo português: exploração e desafios contemporâneos com Thales Guaracy
    • 17h00 – Coletivo Negras Autoras
    • 17h45 – Show Natanael Carvalho
    • 18h30 – Show Maria Emilia
    • 19h30 – Show Yamandu Costa
    • 21h00 – Show Carminho
    • 22h30 – DJ MdM

    Domingo: 01 de junho, a partir de 12h

    • 12h00 – Feira Sabores e Fazeres
    • 12h00 – Fado para Miúdos – Uma programação especial para infância com: Cortejo das Tradições; Nau da Brincadeira; Ateliê Livre Eco das Artes; Histórias de Além Mar.
    • 14h00 – Cooking Show – Chef António Oliveira
    • 15h30 – Show Sérgio Pererê
    • 17h00 – Show Mariana Aydar
    • 19h00 – Show Cuca Roseta

    Petrópolis

    Sexta-feira: 06 de junho, a partir de 17h

    Ônibus Biblioteca Galp – contação de histórias e lançamentos de livros

    • 17h00 – Feira Sabores e Fazeres
    • 19h00 – Show Eduardo Neves & Gafieira de Bolso
    • 20h30 – Show Carminho
    • 22h00 – DJ MdM

    Sábado: 07 de junho, a partir de 12h

    Ônibus Biblioteca Galp – contação de histórias e lançamentos de livros

    • 12h00 – Feira Sabores e Fazeres
    • 13h00 – Programação Infantil – Pintura mural com a artista portuguesa Inês Rebeca
    • 15h00 – Palestra de história As relações Brasil-Portugal sob uma perspectiva decolonial: a história oculta da cidade de Petrópolis com Juliana Pereira
    • 16h30 – Sarau Decolonial de Poesia – Homenagem à poetisa portuguesa Maria Teresa Horta (1937 – 2025) com Elisa Lucinda (Palestrante), Lian Gaia (Palestrante), Bruna Mitrano (Palestrante) e Nikita Llerena (Mediadora)
    • 18h30 – Show Natasha Llerena
    • 20h00 – Show Yamandu Costa
    • 21h30 – Show Cuca Roseta

    Domingo: 08 de junho, a partir de 12h

    Ônibus Biblioteca Galp – contação de histórias e lançamentos de livros

    • 12h00 – Feira Sabores e Fazeres
    • 14h00 – Programação infantil – Os Saltimbancos – O Musical
    • 16h00 – Cooking Workshop – Chef António Oliveira
    • 17h30 – Show João Felippe
    • 19h00 – Show Maria Emília
    • 20h00 – Show Alceu Valença

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas