• Otite: o que causa e quais são os sintomas em cães e gatos?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/10/2016 15:10

    Otite externa é uma condição inflamatória do tecido de revestimento do canal auditivo externo e a sua incidência é de até 20% em cães e de 2% em gatos. Cães e gatos de qualquer idade ou raça podem ser acometidos pela doença.

    A otite externa pode ser aguda ou crônica. Nos casos agudos, ocorrem breves episódios de inflamação do canal do ouvido, que se recuperam completamente mediante tratamentos que eliminem a causa da inflamação. Animais com otite externa crônica têm processos inflamatórios persistentes ou recorrentes que, normalmente, envolvem mais de uma causa. Nestes casos, todas as causas devem ser identificadas e tratadas para que o tratamento seja eficiente.

    Depois de diagnosticar a otite externa, o desafio é identificar a causa, o que não é uma tarefa fácil. Existem vários fatores que podem ocasionar ou contribuir para a otite externa. Os fatores predisponentes são aqueles que podem levar à otite externa, mas eles isoladamente não causam a inflamação. São situações ou condições que "sensibilizam" o ouvido para outros fatores que vão induzir a inflamação.

    São eles:

    1. Causas primárias – que diretamente induzem à otite externa: parasitas, alergias, corpos estranhos, distúrbios de queratinização e doenças autoimunes.

    2. Fatores predisponentes – que representam riscos para o desenvolvimento da otite externa: conformação do canal auditivo, umidade excessiva, tratamentos inadequados e obstruções do canal.

    Quais são os sintomas?

    Os principais sintomas da otite externa são o prurido, vermelhidão, inchaço, dor, exsudato, odor e normalmente, em função dos sintomas, o animal balança muito a cabeça e coça o ouvido. Em alguns casos, devido ao ato de coçar, ocorrem hematomas, dermatites e abrasões. Em inflamações persistentes o canal auditivo se torna espessado e endurecido e, se não for tratado convenientemente, pode ficar totalmente ocluso, tornando quase impossível a sua recuperação.

    Os pets que visitam os pet shops e recebem higienização apenas uma vez por semana estão livres de problemas ou é necessário um cuidado maior?

    Qualquer trauma no ouvido pode predispor a infecções bacterianas e por fungos. Limpezas vigorosas e retirada dos pelos podem causar irritação, edemas e erosões da mucosa do canal. Terapias antimicrobianas feitas de forma incorreta também podem predispor os animais a complicações.

    Os pets podem sofrer de estresse somado à dor no ouvido?

    Sim, qualquer processo inflamatório que cause dor pode levar o animal a um quadro de estresse associado.

    Raças de cães que possuem a orelha caída são mais propensas a desenvolver o problema? Por que isso acontece?

    Raças de orelhas pendulares que prejudicam a ventilação, favorecendo a umidade e o calor dentro do canal, apresentam condições ideais para otite externa. Raças como o Shar pei costumam ter uma estenose do canal que impede a saída da cera, favorecendo o aparecimento das infecções de ouvido recorrentes. Poodles e Airdale Terriers, que são raças que têm pelos no conduto auditivo, também impedem a saída da cera, predispondo a infecções.

    A otite pode ser hereditária?

    Somente se considerarmos a questão da conformação anatômica da orelha.

    Pode-se usar cotonetes para realizar a limpeza?

    Idem à resposta da higienização em pet shops. A limpeza inadequada está incluída nos fatores predisponentes – que representam riscos para o desenvolvimento da otite externa.

    Remédios caseiros ajudam a amenizar a dor?

    A escolha do tratamento vai depender do exame clínico que o médico-veterinário irá realizar e a medicação deve contemplar os pontos abaixo.

    Como as otites geralmente são mistas, causadas por fungos e bactérias, e provocam intensa reação inflamatória, é importante a utilização de um preparado otológico que possua:

    – antimicrobiano de amplo espectro e eficiente contra as principais bactérias causadoras de otite;

    – antifúngico eficaz;

    – anti-inflamatório potente que elimine a dor, inflamação, coceira e o desconforto do animal.

    O tratamento deve sempre ser recomendado pelo médico-veterinário, que é o profissional capacitado a fazer o diagnóstico correto e acima de tudo identificar a possível causa da doença.

    Remédios caseiros não devem ser usados.

    O que fazer assim que os pets manifestarem os sintomas de otite?

    A otite externa é um dos mais frustrantes problemas tanto para os veterinários quanto para os proprietários. A frustração é normalmente decorrente da cronicidade do quadro, do baixo conhecimento da patogenia da doença e das expectativas errôneas dos procedimentos, diagnóstico e tratamento. Portanto, o conhecimento detalhado da doença permite diagnósticos mais precisos, tratamentos mais apropriados e a habilidade de identificação da verdadeira causa do quadro clínico, permitindo o sucesso do tratamento. Sendo assim, o animal que apresente algum dos sintomas acima deve ser levado ao médico-veterinário, para que todos os aspectos sejam considerados e o tratamento adequado seja prescrito. Com isso, as chances de sucesso serão maiores.

    Últimas