• “Os Museus de Arte na perspectiva contemporânea”: palestra da Museóloga Mônica Xexéo é neste sábado, na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Evento abordará três importantes eixos na estrutura dos museus: a preservação, a memória e a inovação

    Em Petrópolis e ao redor do mundo, os museus ajudam a escrever e preservar a história, através do estudo científico dos objetos que guardam cuidadosamente. Neste sábado (04), a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura vai receber a palestra “Os Museus de Arte na perspectiva contemporânea”, da Museóloga Mônica Xexéo. No evento, Mônica vai abordar três importantes eixos na estrutura dos museus: a preservação, a memória e a inovação. 

    Segundo a Museóloga e Crítica da Arte, os museus são espaços simbólicos e de referência nas cidades. “São instituições públicas ou privadas, que buscam o fortalecimento e o protagonismo dos museus no mundo contemporâneo, numa perspectiva sustentável para o futuro, através de suas coleções, arquitetura e memória, potencializando ações internas e externas com artistas, colecionadores, estudantes, universidades, patrocinadores e instituições culturais.”, explica Mônica. 

    Foto: Divulgação

    O evento, que vai acontecer às 18h, será uma conversa informal sobre as múltiplas funções dos museus no mundo de hoje, possibilitando a troca de experiência entre a Museóloga e o público. O local escolhido para a realização da palestra dialoga muito bem com a temática, já que a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura é um referencial para a história da cidade, além de um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Mônica destaca que a Casa possui um extraordinário trabalho de estímulo na formação de novas plateias e na valorização de diversas linguagens artísticas. 

    A Museóloga convida o público a repensar e ressignificar o papel destas instituições, principalmente em decorrência do novo cenário mundial. “A pandemia trouxe graves consequências ao ambiente acadêmico e cultural, aos seus interlocutores, artistas, museólogos, historiadores, educadores, cineastas, arquitetos, bibliotecários, restauradores, escritores, estudantes, artífices, músicos, patrocinadores, produtores e gestores. Todos os setores da cultura foram impactados e precisaram se reinventar, rapidamente, a partir do cenário apresentado.”, comenta.

    “Os museus são o território de todos nós! São estruturas plurais e interdisciplinares que trabalham com diversas categorias profissionais e possuem múltiplas funções sociais, artísticas, pedagógicas, econômicas e culturais.”

    Mônica Xexéo

    Além da palestra, haverá uma mesa redonda com Luiz Aquila, Diretor de Arte e Cultura, e Rachel Wider, Diretora Executiva e Representante do Conselho Municipal de Cultura, ambos da Casa de Petrópolis. 

    Mônica Xexéo é Museóloga e Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /UFRJ. Foi Diretora do Museu Nacional de Belas Artes, unidade museológica do Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, no Rio de Janeiro, entre março de 2006 a janeiro de 2021. Na última década tem se dedicado a projetos de preservação do patrimônio cultural e artístico brasileiro, realizando palestras e conferências sobre o assunto.

    Últimas