• Os bons tempos do motocross voltaram para Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/04/2023 10:47
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    De 1987 a 1990, Petrópolis teve pilotos que dominavam o circuito estadual e com resultados expressivos a nível nacional. A Cidade Imperial, que até então vivia a efervescência do Circuito Hollywood Motocross e outras competições que eram sediadas em Itaipava, viu o esporte com motor ganhar um destaque principal. Com o fim da pista e a “aposentadoria” dos pilotos, a modalidade declinou para esses cantos. Só que agora essa realidade mudou.

    No último fim de semana, Búzios abriu a temporada dos campeonatos de motocross e supercross com uma quantidade enorme de pilotos – mais de 100 alinharam para a largada. Entre tantos os participantes, três petropolitanos buscaram o melhor que podiam fazer (Enzo, Raulzinho e Arthur) e não decepcionaram. A despeito da atuação deles, é incrível como o município volta a ter uma importância neste esporte que soube tão bem colocar o nome no lugar mais alto do pódio. É só um começo, mas bem promissor.

    Segunda geração da família Salvini fez estreia positiva

    Na MX2 e Intermediária 250, duas categorias importantes da etapa de Búzios, eis que Arthur Salvini fez sua estreia no Campeonato Estadual. Nas duas provas em seu primeiro ano de competição, terminou na segunda colocação em ambas e, para o filho de Guido Salvini, ex-campeão estadual, os resultados foram excelentes.

    Arthur segue os caminhos do pai, Guido, no motocross.
    Foto: Divulgação

    Segunda geração da família Salvini fez estreia positiva 2

    Arthur segue o caminho do pai, Guido Salvini, que começou sua trajetória no motocross em 1987, na época competindo pela equipe Nabisco. Aos poucos foi evoluindo até se tornar campeão estadual no ano seguinte; chegou a ser o quinto melhor do Brasil e, após acidentes, se voltou para outras modalidades do motociclismo.

    Segunda geração da família Salvini fez estreia positiva 3

    Para explicar o sucesso de Arthur, é preciso reconstituir o início de uma trajetória que começou com Carlos Salvini, hoje aos 80. “Para falar do Arthur, temos que voltar ao tempo para falar do meu pai, Carlos, que sempre nos orientou muito bem. Passando de uma fase para outra, tive muitos conselhos importantes”, recordou Guido.

    Fim do Motódromo Imperial foi início do declínio do esporte na cidade

    A primeira etapa do Hollywood Motocross, em 1989, foi a última prova do gênero realizada no Motódromo Imperial, onde existe hoje a Feirinha de Itaipava. O trágico acidente ocorrido com o piloto Ylton Veloso Cavalcanti Filho, o Paraibinha, pôs fim aos eventos no precioso espaço, que outrora já havia recebido diversas provas importantes.

    Enzo e Raulzinho são os outros representantes na modalidade

    Enzo Castro e Raul Gehren Gonçalves são os outros petropolitanos que vão disputar a temporada no motocross e supercross. Ambos são de diferentes gerações, sendo que enquanto Enzo dá os primeiros arranques ao estrelato, Raulzinho tem larga experiência no esporte.

    Salvini terá outros desafios também, mas só que no ciclismo

    Se no esporte com motor Arthur Salvini fez bonito no domingo passado, mais um atleta da família inicia nesta quarta-feira a caminhada rumo ao título do Campeonato Pan-americano de mountain bike, que acontece na cidade de Congonhas, Minas Gerais: Giuliana Salvini Morgen, a Giugiu. A prova é importante também porque pontua para o ranking internacional.

    Justiça atende ao MP estadual e adia julgamento para o dia 31 de maio

    A 4ª Vara Cível aceitou o pedido do Ministério Público Estadual para analisar melhor as mudanças que ela própria sugeriu ao Serrano na aplicação de obras no estádio Atílio Marotti. Assim, o imbróglio só vai ser apreciado no dia 31 de maio, em horário a ser definido. Isso tem um impacto profundo não para o Serrano, mas a dois clubes da cidade.

    Justiça atende ao MP estadual e adia julgamento para o dia 31 de maio 2

    Com o adiamento do julgamento do recurso do MP, previsto para a tarde desta quarta-feira, atinge em cheio o Vera Cruz e o Petrópolis/Gonçalense, que esperavam o fim do processo do MP para indicar o estádio Atílio Marotti para os seus jogos pelas Séries C e A-2. Com isso, ambos já começam a procurar estádio para mandarem seus jogos. Isso tudo fora de Petrópolis.

    Maior evento esportivo de Petrópolis será aberto nesta quinta, em Nogueira.

    Os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) serão abertos nesta quinta-feira, com uma gincana para alunos das 42 escolas públicas e privadas que se inscreveram para as competições. A cerimônia de início do evento está marcada para às 9h, na quadra do Sesc Nogueira, na Estrada do Calembe. Este é o maior evento esportivo do município.

    Meeting de futsal agitou ginásio do Serrano na última segunda

    A partida que deu início ao Torneio Meeting de Futsal nesta segunda-feira, no Serrano, foi disputada entre Vera Cruz e Carangola. O clube do bairro Divino buscou a vitória por 3 a 2, e conquistou o primeiro triunfo na competição. A rodada de jogos terá sequência no fim de semana, com duelos em todas as categorias.

    Título do São Cristóvão de 1937 pode ser validado em assembleia nesta quinta

    O chamado “título esquecido” do Campeonato Carioca de 1937 poderá, enfim, ser reconhecido nesta quinta-feira à tarde, quando a Federação de Futebol do Rio reunirá representantes de clubes e Ligas para discutir este e outros assuntos. A entidade colocará em votação se concede ao alvinegro seu segundo título carioca.

    Corrida do Trabalhador será neste domingo e não na segunda-feira

    A tradicional Corrida do Trabalhador vai ser disputada neste domingo e, portanto, um dia antes da data oficial que normalmente acontece. A concentração dos atletas começa às 18h, na Praça da Águia, no Centro Histórico, onde às 20h terá a largada oficial da prova. As inscrições foram abertas nesta quarta feira, no site do Prefeitura.

    Corrida do Trabalhador será neste domingo e não na segunda-feira 2

    A Corrida do Trabalhador foi antecipada em virtude do Congresso Eucarístico, do qual Petrópolis vai sediar por três dias. Devido ao número de pessoas que virão para a Cidade Imperial, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Esportes, optou por organizar a corrida de rua à noite, em função do pouco trânsito naquele dia e horário.

    DOIS TOQUES

    • Vera Cruz superou o Audax pelo Metropolitano – Recentemente o Vera Cruz superou o Audax pelo Campeonato Metropolitano de futebol nas categorias sub-11 e sub-12, por 4 a 2 e 2 a 1.
    • Magnólia homenageou o basquete do Botafogo – Recentemente, o ginásio do Magnólia sediou uma série de jogos de basquete e, entre os destaques, o time de veteranos do Botafogo, que ganhou uma homenagem do alviverde do Bingen.

    Últimas