• Orquestra Mariuccia Iacovino se apresenta no Sesc Quitandinha, com entrada franca, em comemoração dos 180 anos da cidade imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O aniversário de Petrópolis será comemorado em grande estilo na quinta-feira, dia 16, às 19h, no Teatro Mecanizado do Sesc Quitandinha, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, com entrada franca. 

    Local mais que emblemático, pelos salões do até então Hotel Quitandinha já circularam astros e estrelas como Virgínia Lane, Grande Otelo, Carmem Miranda, Greta Garbo, Trio de Ouro – formado por Herivelto Martins, Nilo Chagas e Dalva de Oliveira, Orquestra Tabajara, Lana Turner, entre tantos outros. 

    Desde 2007 é administrado pelo Sesc RJ, que, além de recuperar as instalações, deu continuidade a este importante ponto turístico, sendo referência nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Social, Educação e Turismo Social. Nada mais natural que a festa pelos 180 anos da cidade imperial aconteça neste importante espaço de cultura e lazer, com realização do Instituto Dell’Arte. Sempre com o intuito de estimular a população, o evento tem entrada franca e apresenta uma grande atração. 

    Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), com direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, direção artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming, apresenta um programa eclético, com temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores. 

    Foto: Renato Mangolin

    A turnê Orquestrando a Vida 2023 passa por sete cidades fluminenses e também na capital, entre março e maio. Depois da apresentação no Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Petrópolis, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino fará uma apresentação especial na Igreja de São Francisco de Assis em 28 de março, durante a comemoração de sua cidade natal, Campos. Virando o mês, no dia primeiro de abril, a Praia de Imbituba, em Macaé, será palco de outro concerto, e, em seguida, dia 5 de abril, Niterói receberá a OSMI no Teatro Municipal. Itaperuna também está incluída na turnê, com apresentação dia 14 de abril, no Cristo Redentor. E para encerrar em grande estilo, Campos terá um repeteco em maio.

    A turnê é apresentada pelo Santander e tem patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida, Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis), Sind Petrópolis (Sindicato de Alimentação de Petrópolis), realização do Instituto Dell’Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução. 

    “Em mais um evento importante, o Sesc reforça o seu compromisso de trazer para a nossa cidade eventos culturais que aproximam moradores e visitantes dessa atmosfera de comemoração em alto estilo pelo aniversário da cidade imperial. Oportunidade única para conferir essa atração com entrada franca. O Sicomércio Petrópolis agradece ao Instituto Dell’Arte pelo estímulo à cultura e responsabilidade social através de apresentações artísticas”, diz o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini. 

    Orquestrando a Vida 

    Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 28 anos nos moldes do “El Sistema” venezuelano. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando, motivando-os ao estudo e promovendo-os para o mercado de trabalho. O projeto contribui para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8). Hoje, o projeto atende 350 crianças e adolescentes na faixa etária dos seis aos 17 anos, matriculados no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino, com renda familiar de até 1/½ salário-mínimo e em situação de vulnerabilidade social, do município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. 

    Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino 

    Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino abriu as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, fundador do “El Sistema” e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque. A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da OSC Orquestrando a Vida, já realizou diversas turnês internacionais como em Portugal, onde se apresentou no Palácio de Matheus, Conservatório de Coimbra, Conservatório Nacional de Música, encerrando com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos e na América Latina, como Paraguai, Argentina e Bolívia. Em 2013 se apresentaram para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, com um público estimado de mais de três milhões de pessoas. Também participaram em três edições da campanha Criança Esperança, promovida pela TV Globo em parceria com a UNESCO. Em 2022, a OSMI realizou uma turnê, com grande êxito, pelas seguintes cidades fluminenses: Niterói, Quissamã, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Macaé. 

    Jony William Villela Vianna – Presidente e Diretor Geral
    Fundador e Diretor Presidente do Centro Cultura Musical de Campos-RJ, Doutor em Causas Humanística Internacionais – Ph.l. Filósofo Imortal, diretor geral e idealizador do Festival Internacional de Música de Inverno de Campos-RJ – FEMUSICA, atuou junto à Orquestra Sinfônica Ibero-Americana (Venezuela), vencedor do Prêmio Anchieta como Título de melhor de 2004 pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil, vencedor do Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É Bacharel em Música e Licenciado em Educação Musical, pela FTB – São Paulo e pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Desde 2008 é diretor geral da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino. 

    Hodyllon Martins – Diretor Artístico 

    Na sua trajetória como violinista é integrante da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e pertenceu à Orquestra Municipal de Campos dos Goytacazes onde participou de concertos em palcos de renome no cenário nacional e internacional. Aperfeiçoou seus estudos de regência com os maestros Luis Mauricio Carneiro e Samuel Robles. É licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos. 

    SERVIÇO: 

    Turnê Orquestrando a Vida 2023 

    Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino

    Petrópolis – comemoração aos 180 anos da cidade imperial

    Data: quinta-feira, 16 de março, às 19h. 

    Local: Teatro Mecanizado – Sesc Quitandinha

    Reserve seu ingresso gratuito pelo site: sympla.com.br/osmi  – até 6 ingressos gratuitos por cpf 

    Campos dos Goytacazes (aniversário da cidade)
    Data: terça-feira, 28 de março 

    Macaé 
    Data: sábado, 01 de abril 

    Niterói 
    Data: quarta-feira, 05 de abril 

    Itaperuna 
    Data: sexta-feira, 14 de abril 

    MAIS INFORMAÇÕES: 

    Reg Murray Assessoria de Imprensa 

    regmurray.jornalista@gmail.com 

    (21) 9 8892-1549 / (24) 2221-0987

    Últimas