Orquestra de Sopros inicia celebração dos 180 anos da imigração alemã em Petrópolis
Neste ano, Petrópolis se prepara para celebrar os 180 anos da imigração alemã, um marco importante na história e cultura da região. Para abrir as comemorações, no dia 16 de fevereiro, às 17h, a cidade receberá a visita da Associação Orquestra Juvenil de Sopros, da cidade de Thum, da Alemanha. O evento será realizado no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e terá entrada gratuita.
A orquestra, composta por 30 músicos e liderada pelo maestro Gerd Eagelhardt, fará uma apresentação especial na cidade em reconhecimento à história de imigração alemã de Petrópolis. Antes da apresentação na Cidade Imperial, a orquestra também percorrerá por outras cidades do país, incluindo municípios do Rio Grande do Sul.
O público presente terá a oportunidade de desfrutar de um repertório musical diversificado, que inclui clássicos do jazz, do rock e da música pop. A entrada para o evento será gratuita, e haverá um espaço reservado para aqueles que desejam dançar e celebrar essa importante data.
“O Clube 29 de Junho, na sua nova fase, comandado pelo presidente Marcio Haubrich, está empenhado em divulgar e reacender a viva cultura germânica em Petrópolis, e esse evento marcará também o início dessa nova fase”, afirmou Marcos Carneiro, diretor de Comunicação do Clube.
O secretário de Turismo de Petrópolis, Pablo Kling, também ressaltou a importância do evento. “Como descendente de duas famílias germânicas, muito me emociona essa apresentação. É uma banda genuinamente alemã, que vem abrir as comemorações dos 180 anos da imigração alemã em Petrópolis. Isso demonstra como diversas cidades alemãs nos conhecem, e têm grande apreço por nossa história”, ressaltou.
Sobre a orquestra
A Brass94 é formada por cerca de 30 músicos, com raízes musicais no clube da Orquestra de Sopros Juvenis da Cidade de Thum, na Alemanha. O grupo encontrou seu foco na música leve, explorando um universo sonoro que vai do swing contagiante ao rock e pop, incluindo sucessos atuais. Seu repertório vai de Glenn Miller a Westernhagen.
Criada em 1994 por iniciativa de músicos da então orquestra juvenil, a Brass94 surgiu da necessidade de um conjunto menor para serenatas e eventos menores. A ideia inicial de um grupo flexível, capaz de atender a qualquer celebração com o repertório adequado, evoluiu para a atual orquestra adulta e de entretenimento.
Leia mais notícias de Petrópolis e região: