• Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí fará apresentações gratuitas em Petrópolis neste mês

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Recital de viola e violino e concertos abertos ao público fazem parte da programação de fim de ano da OCPIT 

    04/12/2022 18:17
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) fará três apresentações abertas ao público neste mês de dezembro em Petrópolis. Recital de viola e violino, no Palácio Itaboraí, e concertos no Teatro Afonso Arinos e na Catedral São Pedro de Alcântara, marcam a participação da OCPIT na programação de fim de ano na cidade. 

    A primeira apresentação gratuita será nesta segunda-feira (5), às 19h, no Palácio Itaboraí. Na ocasião, os alunos apresentarão ao público um recital de viola e violino. Já a segunda apresentação será no dia 12 de dezembro, no Teatro Afonso Arinos, que fica no Centro de Cultura. O concerto tem apoio do Instituto Municipal de Cultura (IMC).Quem quiser assistir as apresentações deve fazer a reserva pelo Whatsapp: (24) 2246-1430. As vagas são limitadas. 

    Essas duas primeiras apresentações da OCPIT são realizadas pelo Fórum Itaboraí: Ciência, Política e Cultura na Saúde, Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). E conta ainda com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Abbott, White Martins, GE Celma e Supergasbrás. A ação é um produto da lei de incentivo federal. 

    Concerto Integração 

    Na programação do Natal Imperial, a OCPIT irá integrar o Concerto Integração, na Catedral São Pedro de Alcântara. A apresentação será no dia 20/12, às 20h, com repertório natalino.  

    Ao todo, serão 12 músicas arranjadas pelo compositor Raphael Muniz para um efetivo de aproximadamente 60 músicos integrantes de diversos projetos sociais que atuam em Petrópolis. O evento também é aberto ao público e, neste caso, não é preciso fazer reserva.  

    Sobre a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí 

    A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) é um projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz / Petrópolis) destinado a estudantes da rede pública de ensino em Petrópolis. O projeto sociocultural foi criado em 2013 e tem o propósito de desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.  

    Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de três anos totalizando uma carga horária de 300 horas por ano, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis. 

    Últimas