• Orquestra de Câmara de Barra Mansa sob a regência de Daniel Guedes hoje no Theatro D. Pedro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/10/2017 10:00

    A Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) recebe no hoje, às 17h, no Theatro D. Pedro, a Orquestra de Câmara de Barra Mansa sob a regência e participação de Daniel Guedes, acompanhados dos maiores talentos da nova geração do violino. Daniel apresentará duas obras de dois grandes compositores barrocos: Vivaldi e Bach.

    Daniel Guedes é reconhecido como um dos principais músicos de sua geração e vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor e, recentemente foi convidado para ocupar o cargo de Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. 

    Iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai, e aos 13 anos venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, quando ganhou bolsa de estudos da CAPES para estudar no exterior. Foi vencedor dos concursos Bergen Philharmonic Competition e Waldo Mayo Memorial Award, prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch. Desde os 10 anos, Daniel vem atuando como recitalista, camerista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Itália e América do Sul. É membro do Quarteto da Guanabara, grupo com mais de 40 anos de existência no cenário musical carioca, e atua em duo com o violonista Mario Ulloa desde 2009, tendo explorado um repertório inédito para esta formação, gravando dois CDs pelo Selo Rob Digital. Gravou também o CD “Impressões Brasileiras” e “Beethoven sonatas” com Ilan Rechtman para o selo Well-Tempered da Califórnia. Como regente, atuou frente à OSB, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia, entre outras. É regente da Academia Jovem Concertante e Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É professor de violino da Escola de Música da UFRJ, além de participar de importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FEMUSC e Festival Villa-Lobos.

    A trajetória da Orquestra de Barra Mansa começou em 2005, como um desafio para o Projeto Música nas Escolas. Em um concerto no teatro do Sesc de Barra Mansa, a então recém-criada orquestra fez sua estreia, sob a regência de seu diretor artístico Vantoil de Souza.

    Desde então, realiza anualmente sua temporada oficial, com concertos na Igreja Matriz de São Sebastião, quando recebe importantes solistas e maestros nacionais e internacionais. Os artistas convidados realizam oficinas e ministram máster classes para os músicos da orquestra e alunos avançados do projeto, dividindo seus conhecimentos e realizando um intercâmbio cultural e musical, que deixa um legado de valor artístico para Barra Mansa e região. Além da temporada anual em Barra Mansa, a Orquestra tem se apresentado nos mais importantes palcos nacionais. Participou de eventos importantes para a vida musical do país como o MIMO festival, em que realizou concertos nas igrejas históricas de Olinda, e foi orquestra residente por cinco anos dos cursos de regência de Isaac Karabtchevsky.

    Também já acompanhou as mais importantes companhias internacionais de balé em suas turnês pelo Brasil, como o Balé do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, o Balé do Teatro Alla Scala de Milão e o Balé Bolshoi, de Moscou em suas apresentações no Rio e em São Paulo. Em 2013, a orquestra participou dos três concertos durante a Jornada Mundial da Juventude, na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil, onde se incluiu a realização de toda a trilha sonora da Via Sacra, com retransmissão via TV para todo o mundo.

    O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a orquestra faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.

    Os ingressos para a apresentação de hoje custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). A classificação é livre e outros detalhes podem ser consultados pelo telefone (24) 2235-3833. 

    Últimas