Organização da Olimpíada pede desculpas por identificar Coreia do Sul como Coreia do Norte
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 anunciaram que pediram “desculpas profundas” por apresentar os atletas da Coreia do Sul como Coreia do Norte durante a cerimônia de abertura no Rio Sena nesta sexta-feira.
Os atletas sul-coreanos agitavam a bandeira do seu país no barco e foram anunciados em francês e inglês como República Popular Democrática da Coreia. A Coreia do Sul é a República da Coreia.
“Pedimos desculpas profundamente pelo erro que ocorreu ao apresentar a delegação coreana durante a transmissão da cerimônia de abertura”, divulgou o Comitê Olímpico Internacional, em coreano, nas redes sociais.
O vice-ministro sul-coreano de Cultura, Esportes e Turismo, Jang Mi Ran, solicitou uma reunião com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para tratar sobre o incidente. Também foi solicitado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul que apresentasse “uma forte queixa” junto do governo francês.
O comunicado do Ministério de Esportes afirmou ainda que o Comitê Olímpico da Coreia do Sul pediu separadamente aos organizadores dos Jogos de Paris-2024 que evitassem a repetição de incidentes semelhantes.
A península coreana está dividida em Coreia do Sul e Coreia do Norte desde o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. A placa azul no barco que transportava os atletas sul-coreanos na cerimônia de abertura no Sena mostrava o nome correto.