
A Brahma deu um chapéu na Império. Literalmente, conforme análise da Let’s Agência. Afinal, um mar de chapéus vermelhos tomou conta da Bauernfest após uma ação da empresa, que distribuiu gratuitamente acessórios com a marca, como mostrou a coluna Les Partisans. A iniciativa da Brahma, chamada de marketing de emboscada (que consiste quando uma marca tenta associar sua imagem a um evento ou marca sem ser um patrocinador oficial), foi uma grande febre, sendo elogiada pela originalidade. No entanto, também gerou polêmicas e foi considerada irregular pela organização da festa, uma vez que não havia autorização da Prefeitura para esse tipo de publicidade. A cervejaria pode ser notificada.
A distribuição impactou diretamente os artesãos da Bauernfest, que comercializam os tradicionais chapéus personalizados. Além disso, feriu o contrato de exclusividade com a Cervejaria Império, patrocinadora oficial do evento, que agora avalia se continuará na próxima edição.
Segundo o empresário Rodrigo Paiva, da Dois Entretenimento – empresa responsável pela produção da festa –, a Império, enquanto patrocinadora oficial, sempre se comprometeu a não realizar ações com brindes que pudessem atrapalhar a economia criativa. Agora, com a ação da Brahma, há relatos que as vendas foram atrapalhadas.
“Vários artesãos que trabalharam durante o ano inteiro fazendo chapéus não conseguiram vender durante a festa. Atrapalhou muito”, informou.

Foto: Divulgação/PMP
Apesar do ocorrido, a Império conseguiu um recorde na venda de chopes. Somando com as cervejas artesanais, foram 135 mil litros consumidos nas três semanas de festa. Paiva agradeceu a parceria com a cervejaria, destacando que a empresa tem apoiado grande parte dos eventos da cidade.
“Na verdade, a gente, como produção do evento, só tem a agradecer a Império, que vem se demonstrando um parceiro, uma empresa amiga da cidade, que vem a todos os anos patrocinando a Bauernfest. E pelo contrário, não se aproveitando do evento sem contribuir em nada para a cidade”, afirmou.
A Prefeitura foi questionada sobre possíveis sanções à Brahma e sobre a fiscalização para futuras edições, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.
A reportagem também tentou contato com a Brahma durante toda a manhã, por meio de diferentes canais, mas não obteve retorno.
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