• Orar é abrir as mãos diante de Deus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/05/2019 12:00

     “Orar significa abrir as mãos perante Deus. Relaxar aos poucos a tensão e aceitar a existência de uma disponibilidade crescente. Oração é um modo de vida que permite encontrar serenidade no mundo, onde você abre as mãos para as promessas de Deus e encontrar esperança para você mesmo, para seu semelhante e toda comunidade em que você vive. Na oração, você encontra Deus na brisa suave, na angústia e alegria de seu próximo e na solidão de seu próprio coração.” (Oração, p. 77)

    Orar é abrir as mãos diante da presença divina. O salmista fez essa experiência de orar com as mãos abertas: “A Ti levanto as mãos em oração; como terra seca, eu tenho sede de Ti”  (Salmo 143.6). Abrir, estender as mãos para Deus é uma imagem para expressar o sentido da oração. É um gesto que expressa até que ponto a alma sente sede e fome de Deus. Orar é relaxar as mãos e o corpo contraído pelas tensões e o estresso do dia a dia. Neste sentido, a oração é um modo de vida. É um estilo de viver e conviver com as pessoas.

    “A oração é uma caminhada de toda a nossa pessoa para Deus. A oração é uma tomada de contato com Deus, para um intercâmbio com Ele; é uma conversação.” (Ao sopro do Espírito, p. 71) Quem ora se coloca em movimento. O anjo do Senhor fala e toca no profeta cansado, que deseja a própria morte. Deus diz a Elias: “Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem.” (1 Reis 19.7) 

    A segunda coisa na oração é restabelecer o contato com Deus para um diálogo, uma conversação, onde o coração se abre diante do Deus da Vida.

    “A oração é, antes de tudo, um presente de Deus, é um privilégio reservado a todos que sinceramente o desejarem.” (Orai sem cessar, p. 52) 

    “Pela oração gritamos, nos lamentamos, agradecemos, reverenciamos e nos entregamos totalmente Àquele que conhece o pó de que somos feitos. Só Ele sabe o rumo e o sentido de nossos caminhos.” (Cristianismo, o mínimo do mínimo, p. 18)

    A oração brota do chão do ser e se dirige àquele que conhece, sonda com carinho o coração do homem e da mulher que Ele tanto ama. O salmista canta: “Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.” (Salmo 139.1,2)

    Sabemos que Deus nos conhece melhor do que nós mesmos, como bem nos lembra o Salmo 139.1-4: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua e Tu, Senhor, já a conheces toda.” Mesmo Deus já sabendo o que iremos lhe contar, pedir, agradecer em oração, Ele quer que conversemos com Ele. Faz bem à alma, faz bem ao corpo desabafar diante de Deus. Ele é nosso amigo e quer conversar conosco. Quer nos dar a mão para podermos com Ele caminhar pela vida. Abra as mãos diante de Deus, abra o coração para Deus. Ore. 


    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 9h. Tel. 242242-1703.


    Últimas