• Orar

  • 03/05/2019 13:00

    É sabido que todos os povos oram ao seu Deus. A oração expressa a necessidade do ser humano de se relacionar com o sagrado. Por isso, a verdadeira oração nasce do encontro com o sentido da vida, que emana de Deus. A oração oferece sentido à vida da pessoa que ora. Ajuda a dar sentido à vida que, muitas vezes, não tem sentido. 

    A oração não pode ser algo desligado da vida. É necessário fazer da vida uma oração. 

    A palavra oração é composta por duas outras palavras: ORA + AÇÃO. Eis o grande desafio: conjugar oração e ação. Podemos afirmar que não existe oração sem ação. Toda oração sem ação é infértil. Não adianta orar para ter boa colheita e não cuidar da plantação. Não adianta orar para ter o sustento e não buscar trabalho. Não adianta orar por paz no mundo e viver em guerra dentro de casa. 

    A oração cristã é aquela que se desenvolve seguindo os passos de Jesus, na absoluta fidelidade aos valores do Reino de Deus por Ele deixados. Jesus nunca separou sua vida espiritual da sua vida não espiritual. Essa separação nós fazemos. Toda nossa vida é espiritual, pois é de acordo com nossa espiritualidade que temos essa ou aquela atitude nos diversos setores da vida. 

    A oração é essa atitude de tornar nossa vida numa constante oração através das atitudes que tomamos. Assim, a oração perpassa toda a nossa existência. Por isso, não adianta multiplicar orações. É preciso agir. De dentro para fora, do coração para a vida. 

    Aqueles momentos em que nos dedicamos a falar com Deus devem ser o impulso para a ação. Quem ora como Jesus, não pode permanecer indiferente ao que acontece no mundo, mas tem uma atitude de amor, perdão, paz, solidariedade. 

    A expressão do apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 5.17 é: orem sempre. Esta expressão pode ser compreendida da seguinte forma: tornem a vida uma constante oração. Em outras palavras: ser oração. 

    Devemos sempre perguntar: que efeito a oração tem sobre a pessoa que ora? Precisamos ter em conta que, quando falamos com Deus, Deus ao mesmo tempo fala conosco. Talvez não o escutemos com nossos ouvidos ou com o nosso intelecto, pois Deus fala ao nosso coração. Ele fala no silêncio e o coração ouve. 

    E, assim, a vida da pessoa que ora é transformada. Não de imediato, como num passe de mágica, de um dia para o outro. Mas, aos poucos, dia após dia, o efeito da oração vai se fazer sentir e ver na vida do cristão que ora. 

    Quando oramos, podemos ter a certeza de que Deus nos escuta. Ele nos envolve, nos abraça, nos fortalece com seu amor paternal.


    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 9h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas