• Operação Fumaça Zero chega ao Pico do Caledônia, na Região Serrana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/08/2021 10:23
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou a primeira ação da Operação Fumaça Zero no Pico do Caledônia, que fica entre Nova Friburgo e Conceição de Macabu, neste ano. O local, que fica nas dependências do Parque Estadual dos Três Picos, sofre bastante com incêndios em épocas de estiagem, e a ação buscou prevenir eventos do tipo por meio da conscientização dos moradores da região.

    A última grande ocorrência de incêndio florestal na região dizimou mais de 30 hectares de área, que equivalem a aproximadamente 30 campos de futebol. O objetivo da ação é alertar a população sobre os perigos das queimadas e despertar a conscientização ambiental nos moradores.

    A ação ocorrida na sexta-feira (13), também contou com a participação da equipe do Parque Estadual dos Três Picos; o gestor do parque Alexandre Donato, além de equipes da Gerência de Guarda Parques do Inea.

    Sobre a Operação Fumaça Zero

    Os incêndios florestais agridem o meio ambiente e agravam os quadros de doenças respiratórias. No ano de 2020, em meio a pandemia, o Inea lançou a Operação Fumaça Zero na Região Serrana do Rio de Janeiro, com o intuito de coordenar os esforços das mais diversas agendas que trabalham na prevenção e combate a esse crime, tais como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias municipais de meio ambiente, dentre outras.

    De maio até hoje, a Operação Fumaça Zero já mobilizou mais de 105 agentes públicos, que percorreram 13 municípios da Região Serrana e Centro Sul. A operação também lavrou 507 notificações preventivas de incêndios, sete autos de constatação por uso ilegal do fogo e coibiu mais de 39 queimadas, antes que se tornassem um incêndio florestal. Foram realizadas mais de 90 vistorias. Vale lembrar que a notificação preventiva é um importante instrumento de educação ambiental, pois nela consta quais ações podem provocar os incêndios florestais.

    Últimas