Operação fiscaliza comércio de combustível sem nota fiscal em postos de Petrópolis
A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) realiza nesta semana em Petrópolis a Operação Purus III, que fiscaliza a compra de combustíveis sem nota fiscal. São alvos da fiscalização postos suspeitos de terem os chamados furos de estoque, como aquisições não registradas no Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), venda do produto sem emissão de nota fiscal e utilização de máquinas de cartão cadastradas no CNPJ de outros contribuintes. Além de Petrópolis, também serão fiscalizados postos de Levy Gasparian, Areal e Três Rios, totalizando 13 estabelecimentos.
Durante a ação, os Auditores Fiscais da Receita Estadual fazem o levantamento dos estoques de combustíveis nos tanques, solicitam as últimas notas fiscais de mercadorias recebidas e verificam a existência do LMC e seus registros. A operação é fruto de um trabalho conjunto do Centro de Monitoramento e Análise de Dados (CMAD) e da Auditoria Fiscal Especializada (AFE) 14 – Barreiras Fiscais e é um desdobramento de outras ações já realizadas para fiscalizar o setor de combustíveis, como a Fecha Fronteira, a Abafa e a Purus I e II.
“Os alvos desta operação são postos suspeitos de receber combustíveis desacompanhados de documentos fiscais. Esse trabalho continuado mostra que a Receita Estadual está atenta às irregularidades não apenas no setor de combustíveis, mas em diversos outros”, afirmou o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.