• Operação do MP e Prefeitura do Rio é realizada para demolir condomínio ilegal na Zona Oeste da capital

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/08/2022 09:20
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Operação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Prefeitura do Rio é realizada nesta quinta-feira (04)para demolir construções de alto padrão, dentro de um loteamento clandestino na estrada Roberto Burle Max nº 5.911, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da capital. A área está inserida dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) da Orla da Baía de Sepetiba e do Parque Estadual da Pedra Branca. A prefeitura havia realizado uma primeira ação de demolição em 2018, mas novos imóveis foram construídos no local.

    De acordo com o MP, o responsável pelo condomínio ilegal vem ignorando, desde 2014, vários embargos, advertências, notificações e multas, além de ter sido conduzido e qualificado na 42ª Delegacia Policial por diferentes crimes ambientais como desmatamento, terraplanagem, loteamento ilegal e furto d’água do Parque Estadual da Pedra Branca.

    Em 15 de junho de 2018, a Prefeitura do Rio fez uma grande operação e demoliu toda a infraestrutura do loteamento, como o portão principal, quadro de luz, a guarita do loteamento, além da retirada de meio-fio e abertura de buracos na via interna para dificultar a entrada de veículos. No entanto, o responsável continuou com a prática da exploração imobiliária ilegal de áreas públicas e privadas. A região, segundo o Ministério Público, já tem histórico de desmatamento de floresta, devido ao crescimento imobiliário desordenado.

    As ações desta quinta buscam conter o desmatamento de áreas ambientalmente protegidas e contam com o apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da Polícia Militar (PM) Ambiental.

    Últimas