• Operação contra furto de energia tem dois registros de ocorrências em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/09/2023 18:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O projeto Energia Legal, uma iniciativa da Enel Rio, foi realizado na última semana, em Petrópolis, e teve o apoio da Polícia Civil. Segundo a concessionária, 269 irregularidades foram identificadas na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. A operação terminou, ainda, com o registro de duas ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia.

    Também durante o Energia Legal, a Enel ofereceu atendimento móvel a 197 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta, ligação nova, cadastro na tarifa social e troca de titularidade. Além disso, foram realizadas 36 negociações de dívidas. Nesta edição, a companhia também fez o sorteio de 15 geladeiras para moradores da cidade, que foram contemplados com modelos mais eficientes. No total, 566 pessoas se inscreveram na iniciativa.    

    Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto, que está em sua 52ª edição, já identificou em torno de 21,8 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 27 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

    Consumo consciente de energia       

    Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 270 pessoas por meio de palestras educativas e realizou a troca de 320 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. A distribuidora ofereceu, ainda, informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional. 

    Combate ao furto de energia   

    Além de ser crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica.    

    Para denunciar furto de energia, basta acessar o site da Enel, o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.    

    Últimas