• Operação conjunta do MP e Polícia Civil prende bicheiro ‘Piruinha’ por homicídio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2022 09:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Foi preso na manhã desta terça-feira (24) José Carlos Escafura, bicheiro conhecido como Piruinha, e o seu segurança, o policial militar Jeckson Lima Pereira, conhecido como Jeck, em operação conjunta realizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Civil.

    A operação cumpre, ainda, 20 mandados de busca e apreensão e três de prisão. Os mandados foram expedidos pelo III Tribunal do Júri da Comarca da Capital, a partir de denúncia do GAECO/MPRJ pelo homicídio de Natalino José do Nascimento Espíndola, conhecido como Neto.

    De acordo com as investigações, no dia 23 de julho de 2021, Jeck, segurança pessoal de Piruinha, efetuou disparos de arma de fogo que causaram a morte de Neto. O homicídio teria sido cometido como forma de “punição” pelo fato do homem não ter pago dívida em dinheiro que tinha com o grupo de contraventores da cidade do Rio.

    Segundo, ainda, a investigação, a vítima foi executada mediante emboscada, enquanto se dirigia, a pé, para a loja de veículos que era de sua propriedade, na Estrada Intendente Magalhães, região com grande circulação de pessoas.

    De acordo com o MP, Piruinha exerce há décadas o domínio do jogo do bicho que é explorado em diversas regiões da cidade, em especial, nos bairros de Madureira, Abolição, Cascadura, Maria da Graça, Piedade e Inhaúma, dentre outros. Piruinha ainda arrenda outras áreas para exploração de jogos de azar para outros contraventores, dentre elas as divisas com os bairros de Cascadura, Piedade, Pilares, Abolição, Quintino, Campinho e a divisa com a Praça Seca.

    Últimas