• Opep+ decide manter nível de produção até 2026 e avalia capacidade sustentável para cota futura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/maio 12:30
    Por Pedro Lima / Estadão

    A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidiu nesta quarta-feira, 28, manter o nível atual de produção de petróleo acordado na reunião anterior “até 31 de dezembro de 2026”, segundo comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira, após o 39º encontro ministerial do grupo. O texto reafirma o compromisso com o pacto de cooperação assinado em 2016 e destaca que o objetivo comum segue sendo “alcançar e sustentar um mercado de petróleo estável”.

    A Opep também reiterou a importância do cumprimento integral das metas de produção e dos mecanismos de compensação por eventuais desvios. “Reiteramos a importância crítica de aderir à plena conformidade”, destacou a organização.

    O comitê responsável por monitorar o cumprimento dos acordos, o JMMC, continuará se reunindo a cada dois meses e seguirá com autoridade para convocar encontros extraordinários, “sempre que julgado necessário”.

    De olho no período pós-2026, os países determinaram que o secretariado da Opep desenvolva um mecanismo para avaliar a “capacidade máxima sustentável de produção” de cada país participante. Essa métrica será usada como base para definir as cotas de produção a partir de 2027.

    A próxima reunião ministerial da Opep+ foi agendada para 30 de novembro de 2025.

    Últimas