• Opas vê 35% da população da AL e Caribe vacinada, mas de modo desigual

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/09/2021 13:01
    Por Ilana Cardial / Estadão

    Na América Latina e Caribe, 35% da população está totalmente vacinada contra covid-19, informou a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne. Em toda a América, mais de um bilhões de doses foram administradas, porém em uma cobertura que não é uniforme, disse ela em coletiva à imprensa.

    Na última semana, as Américas registraram quase 1,5 milhão de casos e mais de 26 mil mortes por covid-19.

    A maioria dos países da América do Sul e Central vê queda no número de casos da doença, exceto Belize, mas as mortes ainda sobem no Brasil, Peru e Equador, segundo Ettiene.

    A diretora pontuou que a maioria dos países continua a ter acesso limitado às vacinas e que a Opas se sente “encorajada” pelos anúncios feitos na Cúpula Global na semana passada, quando o líder americano, Joe Biden, anunciou que os EUA doarão meio bilhão adicional do imunizante a países de baixa e média-baixa renda. “Assim, o total de doações do país sobe para mais de 1,1 bilhão de doses”.

    Gerente de incidentes para covid-19 da Opas, Sylvain Aldighieri afirmou que a cepa Delta do coronavírus está presente em 52 países da região, mas de modo heterogêneo. A variante se demonstrou mais presente na América do Norte, enquanto a cepa gama segue predominante nas demais regiões.

    Últimas