• ONU: Guterres defende acordo para escoamento de comida e fertilizantes da Ucrânia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2022 11:37
    Por Gabriel Caldeira / Estadão

    O secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu que um acordo global seja feito para que a produção de grãos e outros produtos alimentícios da Ucrânia sejam escoados, bem como os fertilizantes produzidos na Rússia, de forma a evitar uma crise alimentar mundial. “Devemos colocar essas produções à disposição do mercado internacional” alertou, durante painel do Fórum da Paz de Paris.

    Guterres também afirmou que é necessário liberar crédito e liquidez a economias em situações mais fragilizadas. Sem as medidas defendidas por ele, “podemos ter fome como não vemos há várias décadas”, segundo o secretário-geral.

    Governança global

    Resolvidas as questões mais urgentes, Guterres disse que o sistema de governança global precisa ser reformado, de forma a aumentar sua eficiência. Para ele, a invasão na Ucrânia mostrou que os mecanismos de governança global atuais “claramente não são suficientes”, uma vez que não foram capazes de impedir a guerra no Leste Europeu.

    Por fim, o secretário-geral apontou para o crescimento das tendências políticas autoritárias em todo o mundo e a dificuldade das democracias em lidar com a revolução tecnológica como dois outros pontos cruciais dos tempos atuais.

    Últimas