• Ônibus perde o freio no Neylor e causa revolta nos moradores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/05/2019 15:49

    Quem mora na Comunidade do Neylor e depende de transporte público está passando por severos transtornos há algum tempo por conta do transporte público. Segundo moradores, os ônibus da linha 525 – Viação Cascatinha – têm quebrado constantemente. Na manhã desta quinta (9), o coletivo perdeu o freio no bairro e revoltou moradores. 

    Leia também: Caxambu: moradores sofrem com crateras de quase 1,5 m de largura nas estradas

    Moradora da localidade, a diarista Sandra Regina Cesário, de 50 anos, relata que o bairro sofre com quebras de ônibus quase que diariamente, e que do jeito que está, “é impraticável”. Segundo ela, um grupo de moradores já denunciou o problema para o Setranspetro, mas ainda não tiveram uma solução.

    “Estamos sofrendo com esse descaso da Viação Cascatinha há um bom tempo. Todo santo dia tem algum problema e a gente fica a pé. Hoje de manhã o ônibus perdeu o freio na descida e o motorista pegou uma pedra no mato ali mesmo pra segurar. Ele disse ainda que se descesse, não teria o que fazer e seria obrigado a jogar o carro na mureta. E se atinge alguma casa? E se tem alguém passando na hora? Como nós moradores, que pagamos passagem cara, ficamos?” desabafou a moradora.

    “Sinceramente, está muito triste essa situação toda. Esses carros não podem continuar circulando na rua. A gente procura a empresa e eles só dizem que em breve vão regularizar tudo, mas a gente sabe que nada vai ser feito. Já teve vezes que eu mesma já desci do ônibus, atrasada pro trabalho, para ajudar o motorista a destravar uma roda. As crianças que precisam do transporte ficam apavoradas de medo. Isso é revoltante” reclamou a confeccionista Maria de Carvalho, de 48 anos.

    O problema com os ônibus coletivos na Comunidade do Neylor é rotineiro. Nos últimos meses, a Tribuna noticiou as inúmeras vezes que os moradores ficaram sem transporte devido a quebra quase diária de tais veículos. Somente neste ano, já houve, pelo menos, cinco reclamações por parte dos usuários. Em todas as ocasiões, o Setranspetro alegou que as más condições viárias da cidade prejudicam os coletivos.

    Em nota, o Setranspetro informou que a linha 525 – Comunidade do Neylor apresentou problema mecânico às 7h05. "O veículo passou por manutenção e voltou a circular ainda pela manhã", garantiu a empresa, acrescentando que nesse mesmo período os moradores da região foram atendidos por outros dois coletivos que realizam o mesmo itinerário na comunidade.

    Segundo a empresa, o veículo não apresenta quebra com frequência – do dia 1º de maio até hoje, a linha cumpriu 98,82% das viagens previstas, de acordo com o sindicato. 

    O sindicato acrescentou que o ônibus que apresentou problema mecânico faz parte da frota renovada pela empresa e está circulando há apenas um ano na região. Segundo a empresa, a comunidade também recebeu, no primeiro trimestre, outro coletivo novo, ano 2019. A Viação Cascatinha ainda reforçou que todos os veículos estão completamente dentro do prazo de vida útil efetiva estabelecido por lei e passam rotineiramente por revisão e manutenção, garantindo a segurança de seus usuários.

    Apesar da renovação da frota, a empresa informou que os coletivos que passam pela comunidade estão sofrendo constantemente com o desgaste por conta da falta de adequação viária na região. "A grande quantidade de buracos, por exemplo, provocam consequentemente problemas mecânicos como quebra de molas e outras peças", frisou a viação.

    Últimas