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Um ônibus com a identidade visual da viação Cidade Real foi flagrado circulando sem placa em uma linha intermunicipal de Porto Seguro, na Bahia. O caso foi divulgado pelo portal de notícias Fala Porto News. Em resposta ao portal, a Expresso Brasileiro afirmou que o veículo está a serviço da empresa devido à alta demanda de passageiros, recebendo reforço da subsidiária em Petrópolis.
Enquanto isso, em Petrópolis, passageiros da Cidade Real reclamam da superlotação em linhas como 100, 110, 150 e 160, segundo relatos recebidos pela Tribuna. Além disso, diversos coletivos da empresa estão com o prazo de uso vencido, de acordo com a resolução da CPTrans, que determina uma vida útil de 11 anos para ônibus convencionais e oito anos para micro-ônibus.
“Tem horários em que o 100 está muito lotado. Nesse calor, é insuportável. Fico preocupada até de passar mal”, disse a passageira Rosane Barbosa.
A Cidade Real informou à Tribuna que o veículo mencionado não está incorporado à sua frota. Segundo a empresa, o coletivo possui a mesma pintura por pertencer ao mesmo grupo, o Expresso Brasileiro (leia a nota na íntegra ao final da matéria). No entanto, como mostram as imagens cedidas pelo portal Fala Porto News, o ônibus ostentava até mesmo o brasão da cidade de Petrópolis.
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A viação petropolitana também afirmou ter investido cerca de R$ 11 milhões na compra de ônibus novos no ano passado, totalizando 20 coletivos. Neste ano, já recebeu 12 veículos zero quilômetro. Por fim, atribuiu a superlotação aos congestionamentos provocados pelo aumento do tráfego com a volta às aulas.
A CPTrans informou que o veículo em questão não está registrado em Petrópolis e, portanto, não faz parte da frota da cidade. Questionada sobre o cálculo do tempo de uso e sobre o tempo de uso do coletivo caso seja efetivado o registro, a companhia declarou que a nota fiscal de aquisição deve ser apresentada no ato do registro (leia a nota na íntegra ao final da matéria).
Sobre a superlotação, a CPTrans afirmou não ter recebido reclamações das linhas 100 e 110. Já nas linhas 150 e 160, a companhia informou que identificou a situação e ampliou a oferta de horários.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou não ter conhecimento sobre a linha mencionada e ressaltou que a fiscalização segue em toda a região de abrangência do estado, com abordagens periódicas (leia na íntegra ao final da matéria).
Leia a nota da Cidade Real na íntegra:
“A Cidade Real vem a público afirmar o seu compromisso com o município de Petrópolis e com a prestação do serviço de transporte público na cidade, esclarecendo que o ônibus mencionado não está incorporado à frota da Cidade Real, em Petrópolis. O coletivo possui a mesma pintura, por pertencer a um mesmo grupo, o Expresso Brasileiro.
Somente em janeiro, a empresa cumpriu 99,6% das 43.557 viagens programadas no município. Ou seja, das 173 viagens não realizadas, 151 foram por motivos variados, como interferências no trânsito e, apenas 22 por falha mecânica.
Somente no ano passado, a Cidade Real totalizou a compra de 20 ônibus novos, investimento equivalente a quase R$ 11 milhões. Já no início de janeiro de 2025, a empresa recebeu 12 ônibus zero quilômetro, que já estão em operação, resultado de um investimento de R$ 12 milhões.
A Cidade Real preza por seu atendimento confiável, respeitoso e previsível aos passageiros. Os altos níveis de cumprimento de viagens podem demonstrar tais valores que a empresa pratica, devido ao elevado nível de conservação dos veículos, transparência com os clientes através de canais exclusivos de comunicação, além de uma operação eficiente, com mão de obra qualificada em todos os setores da empresa.
A operadora ainda ressalta que a operação em caráter de emergência teve início em julho do ano passado e está em fase de ajustes finais, tendo toda e qualquer pendência ou documentação com sua devida regularização em curso.
Neste ano, com a volta às aulas, o Setranspetro está identificando intensos congestionamentos, que estão prejudicando a operação das empresas de ônibus, interferindo no tempo das viagens. Esse impacto, em especial, nos horários de pico, aumenta a sensação de espera e provoca ocupação maior nos coletivos.
Dito isso, a Cidade Real destaca que segue investindo em melhorias operacionais, como no caso do atendimento ao Duarte da Silveira, que está com 15% a mais no número de viagens, se comparado aos últimos cinco anos.
A Cidade Real confia no relacionamento com o seu cliente e na experiência de consumo dos próprios passageiros, mediante ao alto índice de desempenho operacional em Petrópolis, conforme o próprio órgão fiscalizador divulgou, na última semana.
Por fim, o Setranspetro e a CPTrans já estão em contato para buscar soluções com a finalidade de promover melhorias na mobilidade urbana, para que o alto nível de cumprimento de viagens permaneça sendo uma das maiores marcas da Cidade Real, em Petrópolis, fornecendo um serviço de qualidade à população.”
Veja a nota da CPTrans na íntegra:
“O veículo em questão não foi registrado pela empresa em Petrópolis, logo não faz parte da frota da cidade. Sobre o tempo de uso do veículo, deve constar a nota fiscal de aquisição no ato do registro. Sobre as linhas citadas, a CPTrans não recebeu reclamações sobre as linhas 100 e 110. Em relação às demais, a situação foi identificada e já foi ofertado aumento do número de horários, com reforço nos períodos da manhã e tarde.”
Veja a nota da Agerba na íntegra:
“Com base nas informações do núcleo técnico, através da Diretoria de Fiscalização, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) registra o cumprimento e a obediência das normas aplicáveis, regulamentares e pactuadas, pertinentes aos serviços regulados existentes no estado da Bahia. Observa-se que o território baiano é a quinta maior área territorial do Brasil, sendo dividido em 417 municípios, o que equivale a 6,64% do país. Diante do exposto, informamos que um dos principais objetivos da AGERBA é oferecer aos usuários um serviço público delegado com elevado nível de qualidade e segurança.
Em complemento, a fiscalização das rodovias federais é realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com registro da presença da agência em operações conjuntas e com autorização dos órgãos responsáveis.
Por fim, destaca-se a ausência de conhecimento desta Diretoria sobre a linha informada e ressalta-se que a fiscalização da AGERBA continua em toda a região de abrangência do Estado, realizando abordagens periódicas e, ao ser identificadas irregularidades, são lavrados autos de infração em conformidade com a Lei Estadual nº 11.378/2009.”
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