• ONGs internacionais ajudam na prevenção

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2016 09:00

    O prefeito Rubens Bomtempo assinou, nesta semana, o termo de cooperação com as ONGs internacionais Save The Children e Instituto C&A e com a brasileira Instituto Fonte para a prevenção de desastres naturais em Petrópolis. A parceria prevê ações de formação e mobilização de dez comunidades da cidade para que comunidade escolar, sociedade civil e poder público atuem juntos, em rede, na redução de riscos de desastres no município.

    A apresentação do projeto, intitulado “Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio De Janeiro”, foi realizada no fim de outubro, na Casa de Educação Visconde de Mauá. O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura e das três ONGs.

    “Essa cooperação é fundamental para que Petrópolis continue avançando na prevenção de desastres das chuvas. Muito já avançamos nos últimos quatro anos, sobretudo por meio de parcerias, como foi o caso do Japão, com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Também fortalecemos laços com outros órgãos municipais, estaduais, federais e particulares na resposta a desastres, com o Plano de Contingência de Petrópolis. E, agora, firmamos essa cooperação com ONGs que atuam na prevenção. Como já temos um trabalho nas escolas e nas comunidades nesse sentido, Petrópolis fica mais capacitada para dar os passos seguintes nessa área”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

    Essa parceria é fruto de uma pesquisa mundial que envolve 17 universidades para a redução de desastres naturais. Projetos estão sendo desenvolvidos em cinco países: China, Índia, México, Bangladesh e Brasil. No Brasil, Petrópolis é o município piloto.

    “Petrópolis é uma cidade mais forte na construção de Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) e na relação com escolas. Isso fez com que Petrópolis fosse escolhida para o projeto”, disse Tião Guerra, coordenador do projeto.

    Desde 2013, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Civil, capacitou quase 600 voluntários em 61 comunidades. Os 61 Nudecs formados são um elo da DC com a comunidade, agindo nas atividades de prevenção de desastres das chuvas. Esses moradores aprenderam noções básicas de Defesa Civil, o que fazer para deixar suas casas mais seguras e o que fazer quando chover forte.


    Últimas