• Onda de calor deve se estender até o dia 24 de fevereiro; temperatura pode registrar até 7ºC acima da média

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/fev 17:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Victor Carneiro/Tribuna de Petrópolis

    A onda de calor que atinge o país foi estendida e deve durar, pelo menos, até o dia 24 de fevereiro, segundo o Climatempo. Inicialmente, a previsão era que o calorão terminasse no dia 21 de fevereiro.

    O Climatempo informa, também, que agora são nove estados e o Distrito Federal que devem registrar temperaturas bem acima da média: norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia e extremo sul do Piauí.

    Em algumas regiões, as temperaturas podem ficar de 3ºC a 5ºC acima da média; já em outros pontos, a temperatura pode registrar 7ºC acima da média.

    Qual será o pico do calor?

    Segundo o Climatempo, o início da onda de calor não acontece de forma homogênea em todas as regiões. Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais. No entanto, ao longo da próxima semana, a tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas.

    E a chuva?

    Apesar do calor intenso, a chuva ainda deve ocorrer nos próximos dias, mas de forma isolada. As pancadas serão mais esparsas e terão pouco efeito na redução do calor. Isso acontece porque a massa de ar quente inibe a formação de nuvens carregadas, favorecendo dias mais secos e quentes na maior parte das regiões impactadas.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas